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São Jerônimo, RS, 18/12/2024

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Aeroporto Salgado Filho retoma totalmente as atividades nesta segunda-feira

Após as enchentes, local ficou 227 dias sem estar 100% funcional

Maurício Tonetto / Secom
Aeroporto Salgado Filho retoma totalmente as atividades nesta segunda-feira Após as enchentes, local ficou 227 dias sem estar 100% funcional
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A partir desta segunda-feira (16/12), o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma totalmente suas operações, marcando um importante passo na recuperação econômica do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. O terminal, agora funcionando 24 horas, reiniciou suas atividades a partir das 8h. Os voos internacionais serão retomados na madrugada de quinta-feira (19/12), com a chegada do primeiro voo da Copa Airlines vindo da Cidade do Panamá, previsto para pousar às 0h20. O primeiro embarque será às 1h25, também com destino à Cidade do Panamá, operado pela mesma companhia.

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A Copa Airlines vai operar quatro frequências semanais a partir desta data. Já os voos para Lima (Peru) e Santiago (Chile), operados pela Latam Airlines, retornam em 2 e 3 de janeiro, respectivamente, com três frequências semanais cada. Aerolíneas Argentinas e Sky Airlines devem voltar a operar no aeroporto em março e junho, enquanto a TAP Air Portugal confirmou a retomada da rota para Lisboa, com a data de reinício sendo anunciada em breve.

Com a retomada total das operações, o aeroporto de Porto Alegre também ganhará dois novos destinos domésticos: Recife e Salvador. A Fraport, concessionária responsável pela administração do terminal, projeta que, em janeiro de 2025, o aeroporto terá uma média de 124 movimentos diários, aproximadamente 32% do número habitual de passageiros para este período.

Desde o fechamento do aeroporto, em 3 de maio, devido às enchentes históricas, o Salgado Filho ficou 227 dias sem operar plenamente. A pista, que antes contava com 1.730 metros operacionais, foi ampliada e agora terá sua total extensão de 3.200 metros reaberta. Além disso, as áreas destinadas às operações da Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Vigiagro também foram restabelecidas.

Em janeiro, a previsão é que o número de passageiros internacionais seja de 32% do normal para o período, o que corresponde a aproximadamente 11.100 pessoas, sendo que o normal seria 34.700. Esse número deverá crescer gradualmente, com a expectativa de atingir 70% do fluxo normal de passageiros internacionais até março. A operação do aeroporto está projetada para retornar à capacidade total no primeiro semestre de 2025.

A Fraport também anunciou que o aeroporto contará com 13 destinos domésticos no futuro, com destaque para os retornos de Recife (operado pela Azul) e Salvador (operado pela Gol). No campo internacional, além da retomada para a Cidade do Panamá, Lima e Santiago, o aeroporto de Porto Alegre terá voos para Buenos Aires, operados pela Aerolíneas Argentinas a partir de 1º de março, e para Santiago, com a Sky Airlines, após 1º de junho. A linha para Lisboa deve ser confirmada ainda em dezembro.

Apesar da retomada das operações, a infraestrutura do aeroporto não estará 100% restaurada, com algumas áreas ainda em reconstrução, mas que não afetam diretamente os serviços de aviação comercial. Atualmente, o aeroporto opera das 8h às 22h, com 110 voos diários, número que deverá aumentar para 124 voos diários em janeiro de 2025.

A operação para voos domésticos foi restabelecida em 21 de outubro, com o check-in doméstico retornando em 27 de novembro. O custo da reconstrução do aeroporto já soma R$ 550 milhões, grande parte financiado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em etapas. A Fraport ainda não concluiu a contabilização total dos custos, uma vez que nem todos os equipamentos necessários para a recuperação foram entregues.

Os sistemas de orientação a pilotos, como o PAPI e o ILS, já estão operacionais, e os testes finais estão sendo realizados pela Aeronáutica. O diretor de Infraestrutura e Manutenção da Fraport Brasil, Cassio Gonçalves, afirmou: "Estamos prontos para voltar no próximo dia 16". O diretor de Operações da companhia, Fabrício Lima, destacou as melhorias nos terminais de passageiros, incluindo conforto térmico, Wi-Fi e novos sistemas de som, além da recuperação asfáltica nos acessos ao terminal e à pista principal.


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