Inmet alerta para 'perigo potencial' de chuva intensa e ventania em todo RS
Comunicado é válido até a madrugada de sábado, com volumes de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora. SEMA-RS prevê chuva intensa no sábado e domingo
Um sistema de baixa pressão que se formou no Paraguai e entrou no Rio Grande do Sul traz instabilidade para todas as regiões do Estado nesta sexta-feira (13/12). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para "perigo potencial" de chuvas intensas até a madrugada de sábado (14/12).
O comunicado de cor amarela, válido desde as 10h01min desta sexta, prevê rajadas de vento de 40 a 60 km/h em todo o Rio Grande do Sul. A previsão de chuva varia entre 20 e 30 milímetros por hora, com um total de até 50 milímetros até as 3h de sábado. Apesar da intensidade da chuva, o risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas é considerado baixo. O alerta também abrange Santa Catarina e a metade sul do Paraná.
SEMA-RS prevê chuvas intensas no sábado e domingo
A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS) atualizou a previsão para sábado e domingo (14 e 15/12). De acordo com a previsão, os acumulados de chuva podem variar entre 80 e 150 mm no Sul e Litoral Sul do Estado, com as demais regiões registrando menos de 70 mm.No sábado, a atuação de um sistema de baixa pressão em direção ao oceano trará instabilidades para a metade Leste do Estado, com chuvas de intensidade moderada a forte, descargas elétricas e rajadas de vento. O volume de chuva na região Sul e Litoral Sul pode alcançar entre 70 e 120 mm/dia, enquanto nas demais áreas as chuvas devem variar entre 20 e 50 mm/dia. As rajadas de vento serão de 50 a 70 km/h no Nordeste, Região Metropolitana e Litoral, podendo atingir pontualmente até 80 km/h. Já no Sul e parte da Costa Doce, as rajadas podem ser mais fortes, entre 70 e 90 km/h, com possibilidade de ultrapassar os 100 km/h. O mar também ficará agitado.
No domingo, as instabilidades devem continuar, com chuvas moderadas a fortes e rajadas de vento no Sul, Litoral e Leste do Rio Grande do Sul, devido à presença de um ciclone no oceano. Nessas regiões, o acumulado de chuva será de 30 a 70 mm/dia, enquanto nas demais áreas a precipitação será mais fraca, com acumulados abaixo de 20 mm/dia. As rajadas de vento podem variar de 70 a 90 km/h na Campanha, Sul, Litoral Sul e parte da Costa Doce, com possibilidade de ultrapassar os 100 km/h. O mar permanecerá agitado
COMENTÁRIOS