Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 18/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Leite Compen$ado: Vigilância Sanitária orienta recolhimento de produtos de cinco marcas

Determinação ocorre após operação contra adulteração de leite. Órgão não aponta a presença de soda cáustica ou água oxigenada, mas relata coliformes fecais, acidez e outras alterações

MPRS / Divulgação
Leite Compen$ado: Vigilância Sanitária orienta recolhimento de produtos de cinco marcas A análise das amostras foi realizada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) junto à empresa Dielat
Publicidade

A Divisão de Vigilância Sanitária, vinculada ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), emitiu uma orientação para o recolhimento de produtos lácteos de cinco marcas, após a 13ª fase da operação Leite Compen$ado. A análise das amostras foi realizada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) junto à empresa Dielat, localizada em Taquara, e investigada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. As informações são do jornal Zero Hora.

Publicidade

Os produtos afetados incluem composto lácteo (usado na fabricação de alimentos industrializados como sorvetes e chocolates), soro de leite em pó, leite UHT integral e leite de cabra. As marcas envolvidas são Tentação, Tucuju, Dielat, Cappry's e Mega Milk, que teriam recebido os insumos da empresa de Taquara, flagrada com irregularidades.

O ofício da Divisão de Vigilância Sanitária não identificou a presença de soda cáustica ou água oxigenada nos produtos, mas constatou a presença de coliformes fecais, acidez e outras alterações. O Ministério da Agricultura está acompanhando as análises, enquanto outros lotes suspeitos de conter soda cáustica e água oxigenada ainda estão sendo submetidos a análises complementares, conforme solicitação do Ministério Público.

A orientação é para que as vigilâncias sanitárias municipais, ao encontrarem esses produtos nos mercados, procedam com a interdição cautelar, retirando-os das prateleiras e armazenando-os separadamente, sem exposição à venda. A Divisão de Vigilância Sanitária ressalta que não há previsão de intoxicação aguda, mas recomenda que, caso alguém tenha consumido esses lotes e apresente sintomas, procure imediatamente atendimento médico.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.