Detran perde prazo e mais de 17 mil condutores no RS não terão CNH cassada
Departamento justifica que alterações na legislação necessitaram ajustes de processos
Mais de 17 mil motoristas no Rio Grande do Sul, que cometeram infrações graves como dirigir com a CNH suspensa, não tiveram o processo de cassação aberto pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre 2020 e 2024. As informações são da Zero Hora.
O Detran justificou o atraso devido a ajustes necessários após mudanças na legislação, o que impediu a abertura de processos de cassação dentro do prazo estabelecido. Em outubro deste ano, o órgão retomou os procedimentos, abrindo 7,6 mil processos de cassação. Além disso, mais de 4 mil motoristas foram flagrados várias vezes cometendo infrações com a CNH suspensa.
A presidente da Associação Brasileira dos Advogados de Trânsito (Abatran), Rochane Ponzi, criticou o atraso e a falta de punição proporcional às infrações cometidas, comparando a situação a um tratamento desigual para condutores reincidentes. A cassação, que é diferente da suspensão, resulta na perda da CNH por dois anos, obrigando o motorista a passar por um processo de reabilitação para obter nova habilitação.
Suspensão da CNH pela PRF
Outro problema enfrentado é que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não tem aberto processos de suspensão de CNH nas rodovias federais desde abril de 2021, devido a uma alteração legislativa. Antes, a responsabilidade era dos departamentos estaduais de trânsito. Desde então, a PRF passou a ser responsável por essas infrações quando registradas nas estradas da União, como a BR-116, BR-101, BR-290, BR-386, entre outras.
COMENTÁRIOS