Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 05/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Grêmio celebra 41 anos do Campeonato Mundial de 1983

No Japão, diante do Hamburgo, campeão europeu, o Tricolor Gaúcho cravava seu nome na história do futebol sul-americano e mundial

Grêmio / Divulgação
Grêmio celebra 41 anos do Campeonato Mundial de 1983 Equipe gremista campeã mundial de 1983
Publicidade

Há 41 anos, em 11 de dezembro de 1983, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense conquistava o mundo. No Japão, diante do Hamburgo, campeão europeu, o Tricolor Gaúcho cravava seu nome na história do futebol sul-americano e mundial.

Publicidade

A vitória de 2 a 1 sobre os alemães, com dois gols de Renato, ecoou além das arquibancadas do Estádio Nacional de Tóquio, atravessando oceanos e reverberando em cada canto do Rio Grande do Sul e do Brasil. Naquela madrugada de sábado para domingo de 1983, os gremistas conheceram o topo do mundo e a data marcou para sempre uma geração de torcedores e de atletas.

“Nesta quarta-feira, celebramos mais um aniversário daquela conquista épica. Celebramos a história, os ídolos, a paixão. Celebramos o Grêmio, o clube que nos orgulha a cada dia. Que essa data sirva de inspiração para todos os gremistas e para todos aqueles que amam o futebol. A certeza que a chama do Mundial continuará acesa pela eternidade”, publicou o Grêmio em seu site oficial.

O Torneio Intercontinental de 1983, reconhecido como Campeonato Mundial pela Fifa posteriormente, reuniu os então campeões da Libertadores e da Taça dos Campeões Europeus.

O jogo

Campeão da Libertadores, o Grêmio enfrentou uma forte equipe do Hamburgo, composta quase integralmente por jogadores com passagem pela seleção alemã. O Tricolor saiu na frente aos 37 minutos de jogo, com gol de Renato Portaluppi, que na época tinha apenas 21 anos. Aos 40 minutos da segunda etapa, o lateral-esquerdo Schröder empatou para os europeus. O jogo foi para a prorrogação, mas a estrela do jovem gremista apareceu novamente e, logo aos 3 minutos, Renato marcou o histórico gol do título.

Escalações

Grêmio: Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León, P.C. Magalhães; China, Osvaldo (Bonamigo), P.C. Lima (Caio); Renato, Mário Sérgio e Tarciso. Técnico: Valdir Espinosa.

Hamburgo: Stein; Wehmeyer, Jakobs, Hieronymus, Schröder; Groh, Rolff, Hartwig, Magath; Hansen e Wuttke. Técnico: Ernst Happel.

O caminho até o Mundial

O Grêmio disputou o Mundial cinco meses depois de vencer a Libertadores. A competição continental foi decidida contra o Peñarol. No Uruguai, as duas equipes empataram em 1 a 1. Em Porto Alegre, o Tricolor venceu por 2 a 1 para faturar o título. Pouco antes, em maio de 1983, o Hamburgo superou a Juventus por 1 a 0 na final única da Taça dos Campeões, disputada em Atenas, na Grécia.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.