Ulbra Itinerante presente no Ensino Médio da Região Carbonífera
Projeto mostra que Ensino Superior pode ser acessível às realidades locais
A Ulbra São Jerônimo tem se tornado cada vez mais presente nas comunidades da Região Carbonífera, oferecendo seus cursos, projetos e promovendo importantes momentos de troca de experiências com estudantes do Ensino Médio, através da iniciativa "Ulbra Itinerante".
Entre os dias 3 e 9 de dezembro, a equipe diretiva e os coordenadores dos cursos da Ulbra São Jerônimo visitaram seis escolas nos municípios de Butiá, Minas do Leão, Charqueadas, General Câmara e São Jerônimo, com o objetivo de dialogar diretamente com os estudantes do Ensino Médio.
As visitas ocorreram no Instituto Estadual Marechal Rondon, em Butiá, Escola Estadual do Ensino Médio Engenheiro Frederico Horta Barbosa, em Minas do Leão, ASES Educacional e Escola Estadual de Ensino Médio Vila Cruz de Malta, em Charqueadas, Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, em General Câmara, e no Instituto Estadual de Educação São Jerônimo, em São Jerônimo.
Durante os encontros, a equipe abordou temas importantes relacionados ao mercado de trabalho e à escolha da carreira profissional, um momento de grande insegurança para muitos jovens que estão prestes a concluir o Ensino Médio e ainda têm dúvidas sobre o caminho a seguir.
A proposta do projeto é proporcionar uma orientação mais próxima e humanizada, ajudando os estudantes a refletirem sobre suas opções profissionais e a entenderem como a Ulbra São Jerônimo pode contribuir para a formação de sua trajetória no mercado de trabalho.
— Essa iniciativa vai além de uma divulgação dos cursos que ofertamos, ela reflete o compromisso da Ulbra São Jerônimo em ser uma parceira ativa no processo de desenvolvimento da comunidade local. Ao se aproximar dos estudantes, oferecendo orientação e alternativas de qualificação, a Ulbra fortalece seu papel de agente de transformação social, promovendo oportunidades educacionais e ajudando a moldar o futuro profissional dos jovens da Região Carbonífera – explica o diretor da Universidade, Rodrigo Baptista Moreira.
O projeto "Ulbra Itinerante" é um exemplo de como a educação pode ser acessível e próxima das realidades locais, contribuindo para o crescimento e a formação de uma sociedade mais qualificada e preparada para os desafios do mercado de trabalho.
COMENTÁRIOS