Grêmio é goleado pelo Corinthians, mas garante vaga na Sul-Americana
Tricolor fecha 2024 com derrota e espera por mudanças em 2025
O Grêmio encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro 2024 com uma pesada derrota em casa para o Corinthians, por 3 a 0, na tarde deste domingo (8). Apesar do placar negativo, a equipe garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025, terminando a competição em 14º lugar, com 45 pontos. O jogo marcou, ainda, a despedida de Pedro Geromel, que se aposentou do futebol.
A goleada para o time paulista foi marcada pelos gols de Yuri Alberto, de pênalti, Charles e Depay, no último jogo da temporada. A derrota selou um ano turbulento para o Tricolor, que não conseguiu mostrar consistência, apesar de alguns momentos de brilho em sua campanha.
Escalação e falhas coletivas
O técnico Renato Portaluppi apostou em uma formação ousada, com dois centroavantes e sem um meia de articulação. Diego Costa e Braithwaite foram os responsáveis pelo ataque, enquanto Soteldo e Pavon atuaram pelos lados. Dodi e Villasanti formaram a dupla de volantes, com Geromel e Jemerson na defesa. No gol, Caíque assumiu a posição de Marchesín, lesionado.A partida começou com domínio do Corinthians, que aproveitou as dificuldades do Grêmio em construir jogadas ofensivas. Aos 22 minutos, Depay arriscou de fora da área, e Caíque fez a defesa. O Grêmio teve uma boa oportunidade aos 40 minutos, quando Diego Costa finalizou duas vezes dentro da área, mas Hugo Souza, goleiro do Corinthians, fez boas intervenções.
No entanto, o que parecia ser um primeiro tempo sem grandes emoções para o Tricolor teve um final amargo. Aos 43 minutos, Geromel cometeu pênalti em Yuri Alberto após revisão no VAR. O centroavante do Corinthians converteu a cobrança, deixando o Grêmio em desvantagem antes do intervalo.
Goleada no segundo tempo
O Grêmio voltou para a segunda etapa com uma substituição e uma postura mais agressiva. Cristaldo entrou no lugar de Diego Costa e a equipe tentou impor um ritmo mais rápido. Logo no primeiro minuto, Braithwaite quase empatou após cruzamento de João Pedro, mas o goleiro Hugo Souza fez a defesa. Aos 9 minutos, Soteldo roubou a bola, Villasanti finalizou em cima da defesa do Corinthians e os gremistas pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir.Com o jogo mais aberto, o Corinthians continuou perigoso. Aos 21 minutos, Pedro Geromel foi substituído e recebeu uma emocionante homenagem da torcida, que ovacionou o zagueiro, ícone do clube, após anos de grandes serviços prestados. No entanto, a festa foi curta, pois aos 42 minutos, Charles fez de cabeça o segundo gol do Corinthians, após cruzamento de Romero. Nos acréscimos, Depay selou a goleada com um golaço de bicicleta, fazendo 3 a 0.
COMENTÁRIOS