Temporal atinge o Rio Grande do Sul com chuva forte e vento de até 100 km/h
Tempestades começam a provocar danos e falta de energia no Sul do estado e avançam para a metade Norte
O Rio Grande do Sul foi atingido nesta sexta-feira (6/12) por intensos temporais, que começaram pela Campanha, fronteira com o Uruguai e o Sul do estado, e seguem avançando para o Norte. A MetSul Meteorologia já havia alertado sobre a chegada da instabilidade, que trouxe chuva forte e rajadas de vento com até 100 km/h, gerando transtornos e queda de energia elétrica.
Na manhã de hoje, a chuva intensa afetou diversas cidades, especialmente no Sul do estado. Em Jaguarão, por exemplo, foram registrados 82 mm de chuva até o final da manhã, com 30 mm no Chuí e 26 mm em Rio Grande. A precipitação causou alagamentos e inundações repentinas, principalmente em Jaguarão, onde a chuva extrema em pouco tempo provocou sérios transtornos.
Além da chuva, os ventos fortes também causaram problemas. Em diversas cidades, como na Barra do Chuí, Rio Grande, e Jaguarão, as rajadas de vento chegaram a 100 km/h, 81 km/h e 78 km/h, respectivamente. Em Bagé e Santana do Livramento, os ventos atingiram 67 km/h e 64 km/h, causando queda de árvores e destelhamentos em algumas áreas.
Em Rio Grande, o impacto foi significativo, com falta de energia elétrica em vários pontos da cidade. Informações preliminares indicam quedas de árvores e destelhamentos em diferentes regiões. O temporal também afetou a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que teve instalações atingidas.
A instabilidade segue avançando para o Norte do estado, e a MetSul projeta que, entre 15h e 17h, a virada do tempo deve atingir Porto Alegre e a região metropolitana. A alta temperatura, que alcançou os 33ºC a 34ºC no final da manhã, potencializa o risco de novos temporais, com possibilidade de chuva forte, raios, queda isolada de granizo e rajadas de vento fortes a intensas.
A MetSul alerta para a possibilidade de alagamentos em algumas cidades devido à intensidade da chuva, e reforça que os ventos fortes podem causar danos a estruturas, como queda de árvores e postes. Porto Alegre está na área de risco, e a previsão é de que a tempestade continue afetando o estado nas próximas horas.
Diante da intensidade do fenômeno, a recomendação é que a população se mantenha atenta e tome medidas de segurança, principalmente em áreas suscetíveis a alagamentos e vendavais.
COMENTÁRIOS