Morre Jaury Gonzales da Cunha, prefeito eleito de Arroio dos Ratos
Falecimento ocorreu na tarde desta quinta-feira
Morreu na tarde desta quinta-feira (5/12), aos 65 anos, o prefeito eleito de Arroio dos Ratos, Jaury Gonzales da Cunha, carinhosamente conhecido como Quincas. Ele enfrentou problemas de saúde durante o período eleitoral, e a suspeita inicial era de um AVC. Posteriormente, foi confirmado um tumor no cérebro, e ele passou por uma cirurgia há cerca de 15 dias. Estava internado no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, onde faleceu.
Jaury nasceu em Porto Alegre, era radicado em Arroio dos Ratos e deixa a esposa Eliane Guerreiro da Cunha e os filhos Pedro e Manoela Guerreiro da Cunha. A despedida será realizada na Sociedade Última Hora, que estará aberta a partir das 23h desta quinta-feira para que familiares e amigos possam aguardar o início da cerimônia fúnebre, prevista para começar à 1h da madrugada de sexta-feira (6/12). O encerramento e homenagem com cortejo ocorrerão às 16h. O Município de Arroio dos Ratos decretou luto oficial de três dias.
O arquiteto, urbanista e empresário do ramo de combustíveis Jaury Gonzales da Cunha (PP) foi eleito para seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Arroio dos Ratos nas eleições de 6 de outubro, com 3.269 votos (41,80%), pela coligação Renovar, composta pelos partidos Republicanos, PP e MDB. Seu primeiro mandato como prefeito ocorreu entre 1993 e 1996, pelo antigo PDS. Antes, foi vereador na legislatura 1989/1992.
Com a morte de Jaury, o vice-prefeito eleito, Darci Renato Feiten (MDB), deverá assumir a prefeitura. De acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o falecimento do candidato mais votado após as eleições e antes da diplomação não resulta em retotalização dos votos, mas sim na convocação do vice nas eleições majoritárias e do suplente nas eleições proporcionais.
COMENTÁRIOS