Minha Casa Minha Vida Reconstrução libera moradias para Charqueadas
Mais de 600 moradias serão disponibilizadas para famílias atingidas por enchentes em dez municípios no RS
O Ministério das Cidades divulgou novas propostas selecionadas do Minha Casa, Minha Vida Reconstrução, que vão providenciar 627 moradias para a capital Porto Alegre e mais nove municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Charqueadas, na Região Carbonífera. A informação foi publicada na versão de segunda-feira (2/12) do Diário Oficial da União. Essa modalidade do programa habitacional busca assistir famílias atingidas por desastres nas cidades em situação de emergência ou de estado de calamidade pública.
A expectativa é de que a seleção atenda mais de 2.500 pessoas. Na capital gaúcha, 209 unidades habitacionais serão disponibilizadas. Já a população de Canoas será contemplada com 210 lares, seguida da de Eldorado do Sul, com 100; Caraá, com 40; Encruzilhada do Sul, com 26; Charqueadas, com 11; Arroio Grande e Barra do Rio Azul, com dez; Esteio, com oito; e Caiçara, com três.
Na semana passada, o Ministério das Cidades anunciou 692 unidades habitacionais para 26 cidades do Rio Grande do Sul, também pelo Minha Casa, Minha Vida Calamidades. Nesse anúncio foram beneficiados os municípios de Agudo (47), Antonio Prado (11), Arroio do Tigre (50), Arvorezinha (7), Bento Gonçalves (11), Canudos do Vale (8), Cerro Branco (40), Encantado (50), Espumoso (42), Faxinal do Soturno (50), Feliz (8), Guaporé (18), Liberato Salzano (7), Nova Palma (23), Nova Santa Rita (50), Novo Barreiro (9), Revaldo (6), Restinga Seca (25), Roca Sales (50), São Francisco de Paula (5), São Leopoldo (12), Sobradinho (25), Tapes (46), Taquari (50), Vera Cruz (12) e Vicente Dutra (30)
Para evitar novos desastres, as moradias da modalidade são construídas em locais que atendem aos critérios de segurança ambiental. Além disso, há um remanejamento de recursos para acelerar a construção de casas ou a entrega de imóveis já disponíveis.
COMENTÁRIOS