Programa Refrigerar vai doar caixas térmicas a pescadores artesanais de Charqueadas
Programa Refrigerar vai abrir inscrições para pescadores residentes no município
A Secretaria de Agricultura e Economia Solidária, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS (SDR) e a Emater/RS-Ascar, anuncia a abertura das inscrições para pescadores artesanais de Charqueadas interessados em participar do Programa Refrigerar. O programa tem como objetivo fornecer 20 caixas isotérmicas aos pescadores locais e promover uma oficina de boas práticas.
As inscrições serão abertas no dia 11 de dezembro de 2024 e seguirão até o dia 13 de dezembro. Uma reunião inicial será realizada no dia 11, às 9h, na Emater, localizada no Parque Municipal de Eventos. Para participar, os pescadores devem apresentar os seguintes documentos:
- Licença de pesca atualizada (RGP) – fotocópia ou foto;
- CPF;
- Comprovante de residência em Charqueadas/RS;
- Ficha de inscrição (disponibilizada na reunião e online).
Serviço:
- Inscrições presenciais: na Emater, localizada na ERS-401, km 18, nº 2415, Bairro Colônia, no Parque Municipal de Eventos;
- Inscrições online: pelo WhatsApp da Emater: (51) 998853567;
- Período de inscrição: de 11 a 13 de dezembro de 2024;
- Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h (presencial) ou via WhatsApp (online).
Sobre o Programa Refrigerar
O Programa Refrigerar é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS e da Emater/RS-Ascar, focada na atenção e prevenção à saúde do pescador artesanal. O projeto busca melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos pescadores artesanais do Rio Grande do Sul, que somam mais de 12 mil profissionais organizados em sete Macrorregiões de Pesca, abrangendo mais de 56 municípios.
Os pescadores selecionados para o programa participam de um curso de capacitação, com duração de cerca de 2 horas, oferecido pela Emater/RS-Ascar. O treinamento aborda a utilização correta das caixas isotérmicas e as Boas Práticas de Manipulação do Pescado. Após a capacitação, os pescadores recebem as caixas isotérmicas para otimizar o armazenamento do pescado, contribuindo para a melhoria da qualidade e segurança alimentar.
COMENTÁRIOS