Grêmio vence o São Paulo e encaminha permanência na Série A
Tricolor gaúcho alcançou 44 pontos e subiu para a 10ª colocação e praticamente se garante a Série A em 2025
Em uma grande atuação no primeiro tempo , o Grêmio derrotou o São Paulo por 2 a 1 neste domingo, na Arena, e afastou a ameaça do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória foram marcados por Cristaldo e Ruan (contra), enquanto Luiz Gustavo descontou para os paulistas. Com o triunfo, o Tricolor gaúcho alcançou 44 pontos e subiu para a 10ª colocação, praticamente garantindo sua permanência na Série A em 2025. Na próxima quarta-feira, o time de Renato Portaluppi enfrenta o Vitória, no Barradão, às 20h.
A partida começou em ritmo acelerado, com o Grêmio pressionando desde o início. Logo no primeiro minuto, após uma jogada de João Pedro, Aravena teve a oportunidade de abrir o placar, mas a bola foi defendida por Rafael. O São Paulo respondeu aos 18 minutos, com Luciano finalizando para boa defesa de Marchesín. No entanto, a pressão gremista continuava intensa. Aos 20 minutos, João Pedro driblou o goleiro Rafael e cruzou para Aravena, mas o atacante foi bloqueado por Ruan.
Aos 22 minutos, Cristaldo fez um excelente passe para Aravena, que saiu cara a cara com o goleiro, mas foi novamente parado por Rafael. A blitz do Grêmio não parava, e aos 27 minutos, Braithwaite cabeceou um cruzamento, mas o goleiro paulista fez mais uma boa defesa. Aos 31, um cruzamento de Soteldo bateu no braço de Luiz Gustavo dentro da área, mas o árbitro e o VAR decidiram seguir o lance sem marcar pênalti.
A insistência do Grêmio foi recompensada aos 35 minutos. João Pedro ajeitou a bola para Cristaldo, que finalizou cruzado e abriu o placar: 1 a 0. Mesmo com a vantagem, o time de Renato Portaluppi seguiu pressionando. Aos 45 minutos, Villasanti cruzou rasteiro para a área, e em meio à confusão, Ruan completou contra o próprio gol, aumentando a vantagem para 2 a 0.
O segundo tempo começou com o São Paulo mais ofensivo, ocupando o campo de ataque e tentando pressionar o Grêmio contra sua área. Porém, os paulistas tiveram dificuldades para criar chances claras. O gol de desconto veio aos 18 minutos, após cobrança de escanteio. A defesa gremista cortou a bola, que sobrou para Luiz Gustavo, que pegou de primeira e mandou no canto direito de Marchesín, reduzindo a vantagem para 2 a 1.
A partir daí, o São Paulo seguiu pressionando. Aos 20 minutos, Luiz Gustavo partiu em direção ao gol, mas foi puxado por João Pedro, o que gerou reclamação dos visitantes por pênalti. O árbitro e o VAR, no entanto, decidiram seguir o lance. Aos 28, Wellington Rato recebeu boa bola na área, mas finalizou para fora.
Com a vantagem mínima, o Grêmio se dedicou a controlar o jogo nos minutos finais. O São Paulo pressionou, mas não conseguiu levar perigo real à meta de Marchesín. No apito final, a Arena respirou aliviada com a vitória que garantiu a permanência do Grêmio na elite do futebol brasileiro.
COMENTÁRIOS