O tempo instável será predominante nesta sexta-feira (29/11) em todo o Rio Grande do Sul. Segundo a Sala de Situação da Sema/RS, uma área de baixa pressão sobre o Paraguai permanece contribuindo na formação de instabilidades no Rio Grande do Sul, com pancadas de chuvas moderadas e pontualmente fortes de forma localizada. Os acumulados de precipitação devem ficar entre 20 e 40 mm/dia no Norte, Nordeste, Litoral Norte e nas proximidades da Região Metropolitana. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e há pancadas de chuva fraca e eventuais chuviscos, que devem dissipar ao longo do dia.
Na Região Carbonífera, a previsão para sexta-feira é de sol com algumas nuvens e chuva passageira (1,3 mm). À noite, muitas nuvens, mas com tempo firme. Os termômetros na região variam entre 21°C e 29°C. No Estado, as temperaturas mínimas variam entre 16°C e 22°C, e as máximas ficam entre 22°C e 32°C.
No sábado (30/11), o tempo firme volta a predominar no Estado. Em áreas do Oeste, Missões, Campanha e Sul, o sol volta a aparecer entre algumas nuvens, com possibilidade de chuva fraca e isolada. Na Região Metropolitana, na Serra e nos Vales, haverá sol, com chuva isolada em algumas áreas. Na Região Carbonífera, a previsão do tempo para sábado é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite de céu limpo. As temperaturas na região variam entre 19°C e 27°C. No Estado, os termômetros ficam entre 15°C e 23°C pela manhã, e 21°C a 31°C durante a tarde.
A tendência é que, no domingo (1º/12), um sistema de baixa pressão na Argentina, a aproximação de uma frente fria e o transporte de calor e umidade favoreçam instabilidades com chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e temporais em todo o Estado. Na Campanha, Sul, Centro e Oeste, os acumulados ficam entre 30 a 80 mm/dia, podendo atingir pontualmente 100 mm/dia em áreas da Campanha. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 40 mm/dia. As rajadas de vento ficam entre 50 e 65 km/h, podendo superar os 75 km/h associados às instabilidades.
COMENTÁRIOS