Ação de saúde atende mais de dois mil apenados da PEJ e PEC, em Charqueadas
Foram organizadas nove estações para triagem de saúde oferecendo testagens, atendimento médico, imunizações, dispensação de medicações e atividades de educação
Até sexta-feira (29/11), uma ação de saúde está atendendo mais de dois mil apenados das penitenciárias estaduais do Jacuí (PEJ) e de Charqueadas (PEC), localizadas na Região Carbonífera. A iniciativa, que teve início na última segunda-feira (25/11), oferece diversos serviços de saúde à população carcerária, com o objetivo de promover cidadania e cuidados médicos.
Foram montadas nove estações de triagem, nas quais os apenados podem realizar testagens rápidas para HIV, sífilis, hepatites B e C, além de consultas médicas. Também estão sendo oferecidas vacinas contra hepatite B, difteria e tétano, coleta de escarro para diagnóstico de tuberculose, fornecimento de medicamentos e atividades de educação em saúde.
A ação é realizada com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) e da Secretaria Municipal de Saúde de Charqueadas. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também contribui com a iniciativa, que conta com a colaboração de mais de 80 profissionais de saúde.
Na terça-feira (26/11), o diretor de Políticas Penitenciárias da Senappen, Sandro Abel Barradas, esteve presente em Charqueadas para acompanhar o atendimento prestado aos apenados.
COMENTÁRIOS