Abastecimento de água em São Jerônimo será normalizado durante esta quarta-feira
Segundo a Corsan, fatores como o longo período sem água, o calor e o alto consumo pela população contribuem para a demora na recuperação completa do sistema e intermitência no abastecimento
Moradores de alguns bairros de São Jerônimo, na Região Carbonífera, relataram falta de água fornecida pela Corsan na manhã desta quarta-feira (27/11). Isso gera preocupação, já que toda a cidade ficou mais de 36 horas sem água desde segunda-feira (25/11).
O gerente da Corsan de Charqueadas, Dienaro Giannechini, responsável pelo abastecimento de São Jerônimo, informou que o fornecimento será normalizado ao longo do dia em toda a cidade. Segundo ele, como houve um longo período de falta de água, a recuperação do sistema é mais lenta. Além disso, como a população continua a utilizar a água durante esse processo, pode ocorrer intermitência no abastecimento (alguns momentos sem água), o que, de acordo com ele, é o que está acontecendo em São Jerônimo.
— Recuperamos o sistema inteiro durante a noite. Como o desabastecimento foi de longa duração, a retomada é mais demorada. Preenchemos os reservatórios, ligamos as bombas para enviar água a todos e realizamos todos os procedimentos necessários. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas continuam utilizando a água. Percebemos, inclusive, que durante a madrugada havia pessoas utilizando água; o pessoal precisa — explicou Giannechini, que destacou ainda que esta quarta-feira será um dia quente e abafado, o que pode aumentar o consumo de água e gerar intermitência no abastecimento.
— Durante esse processo de retomada, podemos ter essa intermitência. Isso não significa que está faltando água ou que o abastecimento está sendo interrompido. Significa que estamos enviando água, mas ainda há um grande consumo por parte da população. Estamos tomando todas as medidas necessárias, realizando manobras e tentando recuperar os reservatórios para manter a cidade abastecida — afirmou.
A Corsan publicou um aviso informando que "estão sendo executadas manobras operacionais a fim de evitar ou minimizar eventuais impactos no sistema de abastecimento de água, decorrentes do alto consumo. Com isso, existe a possibilidade de oscilações no abastecimento nos bairros Bandeira Branca, Centro, Chananeco, Passo D’areia e Princesa Isabel". Segundo a Corsan, "poderão ocorrer oscilações na pressão da água, e a normalização do abastecimento ocorrerá gradualmente até o final do dia".
COMENTÁRIOS