IFSul Charqueadas participa da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília
Equipe de Eficiência Energética apresenta o carro elétrico que conquistou o segundo lugar na Shell Eco-marathon Brasil
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Charqueadas, na Região Carbonífera, está participando da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que acontece em Brasília, com a apresentação do carro elétrico desenvolvido pela Equipe de Eficiência Energética. A equipe é composta por alunos e professores dos cursos técnicos integrados em Mecatrônica e Informática, além de estudantes da Engenharia de Controle e Automação.
O carro apresentado é o quarto protótipo desenvolvido pela equipe, em 2024, focado na correção de falhas de rigidez e na melhoria da aerodinâmica em relação aos modelos anteriores. O protótipo obteve a marca de 341 km/kWh na Shell Eco-marathon Brasil 2024, conquistando o segundo lugar em eficiência energética entre 26 equipes participantes na mesma categoria, ficando atrás apenas da equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A equipe do IFSul acredita que a construção de um novo carro a cada ano é fundamental para o aprendizado contínuo e para a renovação das lideranças dentro do grupo.
A 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
A 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre de 26 a 28 de novembro, tem como objetivo promover a divulgação da educação profissional e tecnológica, ampliando seu reconhecimento social e atratividade. O evento promove a integração, interação, competições, debates e o intercâmbio das ações, projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições participantes.Em 2024, a Semana tem como tema "Inovação, Inclusão e Sustentabilidade". O evento gratuito é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e acontece na Arena BRB - Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF.
A programação inclui encontros, mesas de debate, palestras, oficinas, mostras tecnológicas e apresentações culturais, além de unidades móveis com exposições interativas e atividades para o público. Neste ano, foram selecionados mais de 400 projetos de 56 instituições de educação profissional e tecnológica de todo o Brasil, incluindo as redes federal, estadual e privada, além dos serviços nacionais de aprendizagem (Senai, Senac, e Sest/Senat).
Durante o evento, serão apresentadas pesquisas e inovações em áreas como tecnologias 3D, prototipagem, aplicativos, simuladores, jogos, educação assistiva e inclusiva, inteligência artificial, robótica, cidades inteligentes, drones, realidade virtual, entre outros temas. Além disso, temas como empreendedorismo, assistência técnica e desenvolvimento sustentável também estarão em destaque nas atividades programadas para os três dias de evento, com diversas atividades interativas para os participantes.
COMENTÁRIOS