Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 22/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Em missão na China, governo do RS reforça aproximação com a BYD

Na reunião com empresa líder mundial na produção de veículos elétricos e baterias, Leite apresentou as potencialidades do RS para receber investimentos

Maurício Tonetto / Secom
Em missão na China, governo do RS reforça aproximação com a BYD A comitiva do governo do Estado liderada pelo governador Eduardo Leite começou, nesta sexta-feira (22/11), a segunda etapa da missão oficial ao Japão e à China
Publicidade

A comitiva do governo do Estado liderada pelo governador Eduardo Leite começou, nesta sexta-feira (22/11), a segunda etapa da missão oficial ao Japão e à China. O primeiro dia de compromissos em solo chinês, na região de Shenzhen, foi marcado por uma reunião com a direção da BYD, líder mundial na produção de veículos elétricos e baterias. Leite apresentou aos representantes da empresa as potencialidades do Rio Grande do Sul para receber investimentos. A BYD já declarou publicamente a intenção de ampliar a atuação no Brasil.

Publicidade

— Nós (governo e BYD) já tínhamos começado conversas no Brasil, mas a gente sabe que a decisão de investimentos parte também de uma estratégia da sua matriz. Então estamos em um processo de apresentação do Estado, de busca de convencimento. Pedimos que a BYD possa nos observar a partir dos parques tecnológicos que temos, da estrutura de recursos humanos que o Estado disponibiliza, das universidades, enfim, de todo esse ecossistema — detalhou o governador.

Leite ressaltou a importância de posicionar o Estado globalmente, em especial em relação a negócios que envolvam desenvolvimento sustentável, como é o caso da BYD.

— A China é um local com o qual precisamos estar intimamente ligados. Inclusive, a nossa agência de investimentos já tem uma determinação de que a China esteja especialmente no foco da nossa relação institucional. Precisamos ter um diálogo frequente com empreendedores chineses que buscam na América do Sul novas oportunidades. É a hora de posicionar o Rio Grande do Sul e fazer com que o mundo olhe para o nosso potencial — explicou o governador.

Telecomunicações e logística

Mais cedo, a agenda na China começou com uma visita ao campus da Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo. A Huawei é referência mundial em infraestrutura para redes 5G, cidades inteligentes e aplicações voltadas para o agronegócio.

Na sequência, a comitiva esteve no Porto de Yantian, um dos maiores e mais modernos da China. O espaço, que movimenta milhões de contêineres por ano, é um exemplo de eficiência logística e integração tecnológica. Durante a visita, foram apresentadas soluções para otimizar processos de exportação e importação, com destaque para o uso de sistemas automatizados e tecnologias sustentáveis.

No sábado (23/11), a comitiva segue para Pequim, onde participará da China International Supply Chain Expo (Cisce) e terá encontros com autoridades locais e empresas.

Integram a missão oficial na China os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), Ronaldo Santini (Turismo), Clair Kuhn (Agricultura), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da invest.RS, Rafael Prikladnicki, o presidente da Assembleia, Adolfo Brito, e o líder do governo, Frederico Antunes, entre outras autoridades.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.