Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 21/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Autorizada concessão de rodovias do Vale do Taquari e Região Norte

Com investimento de R$ 1,3 bilhão, serão duplicadas sete estradas e reconstruídas ou elevadas 16 pontes em áreas atingidas pelas enchentes

Banco de Imagens
Autorizada concessão de rodovias do Vale do Taquari e Região Norte A expectativa do Executivo Estadual é lançar a consulta pública do Bloco 2, para receber sugestões e críticas da população, até o final deste ano
Publicidade


Publicidade

O governo do Estado autorizou o investimento de R$ 1,3 bilhão para qualificar as rodovias do Vale do Taquari e Região Norte, duas das regiões mais afetadas pelas enchentes. A liberação do recurso para as obras de duplicação de sete estradas, reconstrução e elevação de 16 pontes, melhorias nos pavimentos, entre outras medidas previstas na concessão do Bloco 2, ocorrerá via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). A informação foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (19/11).

A expectativa do Executivo Estadual é lançar a consulta pública do Bloco 2, para receber sugestões e críticas da população, até o final deste ano. Depois da fase de escuta da sociedade, o edital deverá ser publicado com o cronograma das obras. Após isso, o Bloco 2 vai a leilão para definir quem será o parceiro privado que vai administrar as estradas. Essas etapas devem acontecer ao longo do próximo ano. O projeto está sendo elaborado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

— Essa medida é fundamental para garantir os investimentos em obras de fato resilientes, como a construção de pontes mais elevadas, nessas regiões tão afetadas pelas chuvas. Com o aporte do Estado, viabilizamos as intervenções necessárias e ainda reduzimos a cobrança para os condutores — afirmou o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.

O Bloco 2, que é composto por trechos da ERS-128, ERS-129, ERS-130, RSC-453, ERS-135, ERS-324 e BR-470, contará com o sistema de pedágio de livre passagem, conhecido como free flow.

Com a realização da concessão, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deixa de operar nas rodovias que administra atualmente nas regiões.

Bloco 1

O governo do Estado, também em conjunto com o BNDES, vai implementar esse mesmo modelo de parceria para as estradas do Bloco 1, que estão localizadas na Região Metropolitana e no Litoral. Os estudos que vão definir o volume de investimentos públicos estão em fase final.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.