Mais 399 novos soldados ingressam na Brigada Militar
Segundo o governo do Estado, com os novos concursos anunciados, até abril de 2026 os quadros da Brigada Militar devem ter ocupação de 76%
A Brigada Militar realizou as formaturas do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) em evento que marcou o aniversário de 187 anos da corporação - comemorados nesta segunda-feira (18/11) - e o ingresso efetivo de 399 novos soldados.
Os eventos aconteceram na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre e no Ginásio Esportivo Rutílio Kestering (Cirão), em Osório, na quinta-feira (14/11). A partir dos próximos dias, os novos efetivos se apresentam nas unidades de todo o estado e reforçam a segurança pública dos gaúchos.
Em Porto Alegre, a cerimônia formou 235 alunos, sendo 211 homens e 24 mulheres. Já em Osório, foram formados 164 soldados, 143 homens e 21 mulheres. O primeiro lugar geral das duas turmas foi o soldado Francys Eduardo Ferreira Sampaio, que concluiu o curso com média 9,86. Do total dos 399, 73 são provenientes de 18 estados de todas as regiões do Brasil e do Distrito Federal.
Os novos soldados foram aprovados no concurso 01/2021/2022 – Soldado Nível III, que previu 4 mil vagas. Os formandos ingressaram na Corporação como alunos em dezembro de 2023. A formação contou com carga horária de 1.630 horas de aula divididas em três módulos. Entre as disciplinas, estiveram Armamento, Munição e Tiro, Fundamentos Jurídicos da Atividade Policial, Técnicas Policiais, Direitos Humanos, Uso Diferenciado da Força e Diversidade Étnico-Racial.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou, em sua fala na formatura em Porto Alegre, os aspectos que considera mais importantes para a atuação dos novos soldados.
— Tem uma palavra que não pode ser esquecida por vocês. É a integração. Essa é a grande marca do programa RS Seguro. Outra coisa muito importante é trabalharmos dentro do princípio da legalidade: o bom profissional da segurança pública é aquele que executa o seu papel dentro da lei. Por fim, a hierarquia e disciplina, que é base de toda instituição que trabalhe armada — frisou.
Já o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, aproveitou a oportunidade para parabenizar o efetivo em relação à comemoração dos 187 anos.
— Ao olharmos a fotografia desses últimos 365 dias, observamos que grande tem sido o desafio de manter e diminuir os indicadores criminais no estado, mas, mês após mês, registramos reduções históricas. Agradecemos e reconhecemos o trabalho dos nossos 18 mil brigadianos, que saem de casa todos os dias para defender a sociedade, mesmo com o risco da própria vida, com desprendimento, resignação e tenacidade — comentou.
Mais efetivo
As formaturas do CBFPM de quinta-feira marcam o processo de renovação e aumento de efetivo da Brigada Militar realizado pelo governo do Estado. Ao todo, nos últimos dois anos, a Corporação formou mais de 600 praças e conta com turmas em andamento. A última delas começou no último dia 31/10, com 386 alunos-soldados.
Com os novos concursos anunciados neste mês de novembro, que contemplam 1.500 vagas para soldados e 150 para capitães, a previsão é de que o Rio Grande do Sul alcance o maior efetivo de policiais militares na ativa dos últimos anos. Até abril de 2026, os quadros da Brigada Militar devem ter ocupação de 76%, ante 64% em 2019.
COMENTÁRIOS