RS tem meta de chegar a 50% dos municípios com educação profissional
Reformulação do Ensino Médio ganhou destaque em palestra 39º Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola
A reformulação do Ensino Médio foi o tema da palestra apresentada nesta quinta-feira (14/11), no segundo dia do 39º Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola, realizado em Santa Rosa. O painel, conduzido pela Superintendência da Educação Profissional (Suepro), vinculada à Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc), contou com a participação do superintendente Tomás Collier, do diretor técnico Vitor Powaczruk, da chefe de Articulação e Relacionamento Cláudia Pole, e da diretora pedagógica Janine Ribas.
Collier fez uma apresentação sobre a situação da educação profissional no estado, destacando que o objetivo da Suepro é alcançar 50% dos municípios com oferta de educação profissional na rede pública estadual, um aumento considerável em relação aos atuais 27%. Ele enfatizou que a oferta de cursos deve estar alinhada às necessidades das comunidades e às economias locais, e que, por isso, é importante analisar cuidadosamente os municípios onde as escolas profissionais poderão ser instaladas.
— Quando construímos o plano, nossa missão era expandir a oferta no estado, incluindo municípios menores, com o objetivo de estimular o crescimento econômico nessas localidades — explicou Collier.
O superintendente também abordou os eixos profissionais e o eixo tecnológico de recursos naturais, áreas em que se inserem as escolas de ensino agrícola. Nesse contexto, o curso de Agropecuária, após o curso técnico tradicional, é o que apresenta o maior número de matrículas. Atualmente, o ensino profissional responde por 11,6% das matrículas da rede pública estadual, com um aumento de quase 4% em relação ao ano anterior e de 9% no número de turmas em comparação com 2021.
Collier detalhou o plano de expansão da Suepro, destacando que o documento que orienta o processo tem dois pilares: expandir a oferta de cursos e revisar as opções atuais, com foco especial nas regiões menos atendidas. Ele também comentou sobre a importância de avaliar a qualidade da oferta de cursos, mencionando, por exemplo, que alguns cursos, como o de Técnico em Contabilidade, têm visto uma diminuição nas matrículas ao longo dos anos.
A Suepro organiza os cursos em diferentes linhas de desenvolvimento econômico, divididas em eixos como economia digital, economia do cuidado, economia criativa e economia verde.
Sobre a Trilha do Agro, os representantes da Suepro detalharam que os alunos do Ensino Médio integral terão a oportunidade de participar de duas Formações Iniciais e Continuadas (FICs). Caso desejem continuar seus estudos, poderão aproveitar as disciplinas dessas formações no curso técnico subsequente.
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