Comitê de Fomento Industrial do Polo RS recebe gestores públicos em Triunfo
Cenário desafiador da indústria química, que vive ciclo de baixa histórico, esteve no centro da agenda
Real Comunicação / Braskem
Gestores municipais visitaram o Polo Petroquímico
Publicidade
Criado para atuar como articulador de iniciativas empresariais compartilhadas que contribuam para a elevação da competitividade e da sustentabilidade da cadeia produtiva local, o Comitê de Fomento Industrial do Polo RS (Cofip) fortaleceu seu propósito de atuação neste mês de novembro. Um encontro realizado nesta terça-feira (12/11), na unidade da Braskem, no Polo Petroquímico de Triunfo, reuniu os prefeitos Murilo Machado da Silva, de Triunfo, Gustavo Zanattam, de Montenegro, e Rodrigo Battistella, de Nova Santa Rita.
Além de conhecerem um pouco mais sobre as unidades industriais do complexo - formado ainda pelas empresas Arlanxeo, GS Inima Brasil, Innova, Indorama/Oxiteno e White Martins - a agenda discutiu os desafios e oportunidades de temas sensíveis que caracterizam o maior ciclo de baixa em décadas da indústria petroquímica global e com fortes impactos no País, como infraestrutura, regime tributário, marcos regulatórios e socioambientais.
— Há mais de 40 anos o Polo Petroquímico gaúcho impulsiona o desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva e estratégica do Estado, que hoje é responsável por cerca de 46 mil empregos e mais de duas mil empresas. Mas o cenário de hoje é muito desafiador, sem equidade, com concorrência desleal de importação de resinas, diferentes alíquotas tributárias em diferentes regiões do Brasil, elevados custos de produção, entre outros fatores. O momento demanda sinergia para a execução de políticas de incentivos combinadas com medidas protetivas da indústria nacional — destaca o diretor administrativo do Cofip, Sidnei dos Anjos.
Para o prefeito de Triunfo, Murilo Machado, os desafios são inevitáveis, mas as as administrações seguem sempre em busca de soluções.
— A visita que realizamos hoje pode servir como uma plataforma para dialogar sobre a importância do Polo Petroquímico para o estado, ao mesmo tempo que buscamos formas de superar as dificuldades atuais e garantir a continuidade das operações e a preservação dos empregos — disse em suas redes sociais.
Surgido em 2012, o Cofip busca fomentar o desenvolvimento de oportunidades que visem a melhoria das condições da cadeia produtiva da região, a qual reúne um relevante pool de empresas de alta tecnologia responsáveis pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos e que figuram entre as maiores arrecadações de tributos para Estado e municípios.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global que oferece soluções sustentáveis da química e do plástico. A petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente.
Publicidade
COMENTÁRIOS