Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 21/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Brasil entrega à ONU proposta para reduzir uso de petróleo, gás e carvão, pela primeira vez

Citando tragédia no Rio Grande do Sul, a carta-compromisso foi apresentada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin na COP29, destacando o compromisso do país com a luta contra as mudanças climáticas

Cadu Gomes / Vice-Presidência
Brasil entrega à ONU proposta para reduzir uso de petróleo, gás e carvão, pela primeira vez A carta-compromisso foi apresentada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin
Publicidade

Pela primeira vez, o Brasil incluiu a redução do uso de combustíveis fósseis em sua proposta para a redução de gases de efeito estufa, apresentada oficialmente à Organização das Nações Unidas (ONU) durante a COP29, que acontece em Baku, no Azerbaijão. A carta-compromisso, entregue na quarta-feira (13/11), foi apresentada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, destacando o compromisso do país com a luta contra as mudanças climáticas.

Publicidade

O documento, que integra a terceira geração da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês), reafirma a meta do Brasil de reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em até 67% até 2035. Para alcançar essa meta, o Brasil se compromete a adotar uma série de medidas, com destaque para a redução do uso de petróleo, gás e carvão, fontes de energia responsáveis por uma grande parte das emissões de CO2 no país.

Em sua apresentação, a carta cita eventos climáticos extremos, como as secas na Amazônia e as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, como exemplos das consequências da mudança climática. “O Brasil passou por tragédias que comprovam que a mudança climática já se impõe”, diz o texto. O país, segundo o documento, se apresenta como um protagonista na crise climática, ciente da urgência de ações para a construção de resiliência e a transição para uma economia de baixo carbono.

Além da redução de emissões, o Brasil reafirma o compromisso de alcançar a neutralidade climática até 2050 e detalha as políticas públicas que sustentam essa meta, incluindo o Plano de Transformação Ecológica, que prevê ações específicas por setor da economia. Esses planos visam mitigar as emissões, com o primeiro setor a ser analisado no Plano Clima a ser concluído até o primeiro semestre de 2025.

O documento também destaca a importância da cooperação internacional e de inovações tecnológicas para alcançar os objetivos climáticos. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou que a meta de redução de emissões será ajustada para refletir as condições econômicas e os avanços que ocorrerão nos próximos anos, como a evolução das tecnologias de energia limpa.

A entrega do documento ocorre em um contexto de crescente pressão internacional para que os países adotem metas mais ambiciosas em relação ao combate à crise climática. O Brasil foi o segundo país a apresentar sua atualização da NDC, logo após os Emirados Árabes Unidos, que entregaram sua proposta na COP28. A expectativa é que as ações climáticas ganhem ainda mais força nos próximos anos, como parte do cumprimento do Acordo de Paris e da missão global de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

Simon Stiell, secretário-executivo da ONU para mudanças climáticas, elogiou o Brasil pela liderança e pela entrega da nova NDC. “A mensagem está clara: a ação climática está aumentando porque é a passagem de todas as nações para a segurança e a prosperidade”, disse Stiell.

O documento brasileiro também ressalta que a atualização das metas teve como base um processo de consulta envolvendo a sociedade civil, setores produtivos, academia e governos locais. A proposta considera, portanto, as diversidades regionais e as condições socioeconômicas do país, buscando um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo para as próximas décadas.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.