Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 14/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

MPRS promove seminário sobre direitos das crianças e adolescentes com TEA

Com transmissão pelo YouTube, evento é voltado a procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPRS e público externo em geral

Reprodução
MPRS promove seminário sobre direitos das crianças e adolescentes com TEA O objetivo é oportunizar a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas áreas da saúde e educação
Publicidade

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por iniciativa do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, e por intermédio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promove nesta quarta-feira (13/11), o Seminário TEA – Contribuições sobre direitos de crianças e adolescentes na perspectiva da saúde e da educação.

Publicidade

O objetivo é oportunizar a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas áreas da saúde e educação e, também, compartilhar conhecimento e experiências, visando à construção de políticas públicas inclusivas e o fortalecimento de práticas que garantam o seu pleno desenvolvimento e bem-estar.

— As crianças e os adolescentes com TEA, assim como os demais, devem ter assegurados seus direitos garantidos pela Constituição e pelas leis nacionais, com prioridade absoluta, em especial, o direito à educação e à saúde, o que possibilitará a indicada intervenção precoce, para que tenham o desenvolvimento o mais completo possível. São muitas as barreiras a serem superadas para que eles possam ter seus direitos assegurados e, por isso, o MPRS, identificando a necessidade de um amplo diálogo para subsidiar uma atuação mais resolutiva, promove o encontro — destaca a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio, Cristiane Della Méa Corrales, uma das mediadoras do evento.

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento que pode englobar alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja na linguagem verbal ou na linguagem não verbal, seja na interação social ou no comportamento. Dentro do espectro são identificados graus que podem ser leves, apresentando discretas dificuldades de adaptação, não tolhendo a liberdade, até níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda a vida.

O Seminário TEA – Contribuições sobre direitos de crianças e adolescentes na perspectiva da saúde e da educação é voltado a procuradores e promotores de Justiça, servidores e estagiários do MPRS e público externo em geral. Será realizado das 8h30 às 17h, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede institucional do MPRS (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, 3º andar), em Porto Alegre. Haverá transmissão pelo canal do MPRS no YouTube .

Clique aqui para acessar a programação.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.