Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 14/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Petrobras, Gerdau e Sulgás assinam 1º contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre no RS

Banco de Imagens
Petrobras, Gerdau e Sulgás assinam 1º contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre no RS As duas unidades tornam-se as primeiras consumidoras industriais de gás natural no mercado livre no estado
Publicidade

A Petrobras, Gerdau e Sulgás firmaram um contrato histórico para o fornecimento de gás natural no mercado livre de comercialização, marcando um avanço importante para o Rio Grande do Sul. O acordo atenderá a unidade de produção de aços especiais da Gerdau em Charqueadas e a planta de produção de aços longos localizada em Sapucaia do Sul. Com esse contrato, as duas unidades tornam-se as primeiras consumidoras industriais de gás natural no mercado livre no estado, estabelecendo um marco para a transição de consumidores do mercado cativo para o livre. O movimento é possível após a recente aprovação das novas regras pela Agência Reguladora Gaúcha de Serviços Públicos (AGERGS) e pelo governo estadual.

Publicidade

Desenvolvimento e competitividade
Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, destacou que a ampliação da parceria com a Gerdau demonstra a crescente competitividade do portfólio de vendas de gás natural da Petrobras.

- Estamos investindo mais de US$ 7 bilhões em novas infraestruturas para o fornecimento de gás natural, além de oferecer uma variedade de contratos flexíveis que atendem às necessidades dos nossos clientes. Esse modelo contribui para a descarbonização da indústria nacional e para o aumento de sua competitividade - afirmou.

Por sua vez, Flávia Souza, diretora global de Energia e Suprimentos da Gerdau, ressaltou o papel estratégico do Rio Grande do Sul para o crescimento da empresa, afirmando que o acordo reafirma o compromisso da Gerdau com a competitividade de suas operações.

- A nova parceria com a Petrobras, viabilizada pela atuação da Sulgás, é um movimento inovador que ajuda a fortalecer o mercado livre de gás no estado. Esse insumo será fundamental para a produção e descarbonização do aço nos próximos anos - destacou.

Parceria e desenvolvimento do mercado livre
Com esse acordo, Petrobras, Gerdau e Sulgás consolidam uma forte parceria no mercado livre de gás natural, apostando no desenvolvimento de soluções para criar um ambiente de comercialização mais aberto, competitivo e sustentável. Marcelo Leite, CEO da Sulgás, enfatizou que o mercado livre traz benefícios para todos os participantes.

- Os consumidores ganham maior liberdade de escolha, os fornecedores atuam em um mercado mais competitivo e a distribuidora se concentra em expandir a rede com segurança e excelência", afirmou. Leite também reforçou que a missão da Sulgás é promover o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, e o apoio ao mercado livre de gás é parte dessa estratégia.

Competitividade e eficiência energética
Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, comentou que o Estado acompanhou o processo que resultou na migração da Gerdau para o mercado livre de gás natural.

- Essa migração amplia a competitividade e traz maior eficiência energética para a indústria. O Rio Grande do Sul, com sua matriz energética diversificada, entende a relação entre suficiência energética e o desenvolvimento econômico-  afirmou.

Luciana Luso de Carvalho, Conselheira-Presidente da AGERGS, destacou o papel da agência na regulamentação do setor.

- A migração da Gerdau para o mercado livre é um grande avanço para o setor no estado. A AGERGS tem atuado de forma independente e imparcial desde 2021, o que contribui para o aumento da competitividade e o fortalecimento da economia gaúcha -  ressaltou.

Histórico da parceria
A parceria entre Petrobras e Gerdau para o fornecimento de gás natural no mercado livre teve início em 2021, com a atendida planta da Gerdau em Ouro Branco, Minas Gerais. Em junho de 2024, as empresas anunciaram a migração de outra unidade, a Cosigua, localizada no Rio de Janeiro, para o mercado livre de gás. O contrato com a Gerdau no Rio Grande do Sul é o primeiro em território gaúcho, ampliando o escopo da parceria e solidificando o modelo de mercado livre no estado.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.