Estaleiro Rio Grande é o único a apresentar proposta na licitação da Transpetro
Complexo gaúcho se associa ao estaleiro Mac Laren e participa da concorrência para a construção de quatro navios, no valor de R$ 1,73 bilhão. Estima-se que a construção gere cerca de 700 empregos diretos
O Estaleiro Rio Grande, pertencente à Ecovix, apresentou a única proposta na licitação aberta pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, para a construção de quatro navios da classe Handy, com capacidade de transporte entre 15 e 18 mil toneladas de porte bruto (TPB). A proposta foi feita em consórcio com o Estaleiro Mac Laren, de Niterói (RJ). O valor estimado para o serviço é de aproximadamente R$ 1,73 bilhão, conforme registrado no portal Petronect, maior marketplace brasileiro de soluções B2B para o setor de petróleo e gás.
Embora a única proposta na licitação seja do Estaleiro Rio Grande, o cenário ainda não garante a vitória, uma vez que o processo inclui etapas técnicas a serem cumpridas. No entanto, a participação do complexo gaúcho representa um grande avanço na disputa. Em julho, o Jornal do Comércio já havia adiantado o interesse do Estaleiro Rio Grande em entrar na concorrência. A Transpetro, ao lançar a licitação, informou que os novos navios serão utilizados no transporte de derivados de petróleo, como diesel e gasolina, e que o primeiro deles deverá ser entregue até fevereiro de 2027.
Em suas redes sociais, o deputado federal e líder da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira, Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), comemorou o avanço. "Com a documentação sendo aprovada, a expectativa é que o contrato para a construção dos quatro navios seja assinado em um prazo de 30 a 60 dias. Este é um passo importante para a retomada do setor naval, começando por Rio Grande, com geração de emprego e renda", destacou o parlamentar.
De acordo com fontes próximas ao processo, caso a licitação seja confirmada, as obras e os projetos de engenharia para os novos navios devem começar já no início de 2025. Os navios terão entre 130 e 140 metros de comprimento e pesarão cerca de 6 mil toneladas. Estima-se que a construção gere cerca de 700 empregos diretos durante o período de execução, que deve se estender por três anos.
Embora ainda não seja definitivo, a previsão é que os cascos das embarcações sejam construídos no Estaleiro Rio Grande, com a finalização, testes de sistemas e provas de mar realizados no Estaleiro Mac Laren, no Rio de Janeiro.
Essa licitação faz parte do TP 25 - Programa de Renovação e Ampliação da Frota da Transpetro, lançado em julho, que visa a aquisição de 25 navios de cabotagem, priorizando o transporte de produtos da Petrobras. Além dos quatro navios Handy, o programa também inclui a compra de gaseiros e embarcações de médio porte, com 16 unidades previstas no Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras.
Na ocasião do lançamento do programa, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, ressaltou que as aquisições de novos navios representam um importante incentivo para a indústria naval brasileira. Ele destacou ainda a expectativa de que os estaleiros nacionais aproveitem essa oportunidade para fortalecer o setor.
Atualmente, a Transpetro opera 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e uma frota de 33 navios. Como maior subsidiária da Petrobras, a Transpetro oferece serviços para distribuidoras, indústrias petroquímicas e outras empresas do setor de óleo e gás, com uma carteira de mais de 160 clientes.
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