Grêmio perde para o Palmeiras e terá de torcer contra rivais para não cair na tabela do Brasileirão
Tricolor segurou a pressão dos paulistas até a metade do segundo tempo
O Grêmio foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0, na noite de sexta-feira (8/11), em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, disputada na Arena Palmeiras, teve grande domínio do time da casa, mas o gol só saiu aos 27 minutos do segundo tempo, após uma sequência de tentativas frustradas. Com a derrota, o Tricolor volta a acionar o sinal de alerta no campeonato, pois agora precisa torcer contra seus rivais para não cair na tabela.
Após o jogo, o Grêmio soma 39 pontos e ocupa a 11ª posição, mas precisa de resultados favoráveis para se manter dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Se os concorrentes diretos, como Criciúma, Vitória e Corinthians, pontuarem bem nas rodadas finais, a distância para a zona de rebaixamento pode cair para apenas dois pontos.
A estratégia de Renato
O técnico Renato Portaluppi optou por uma estratégia cautelosa para o jogo. Repetiu a formação que usou contra o Fluminense, com a equipe compacta e apostando nos contra-ataques. O Palmeiras, por sua vez, foi com tudo para cima, pressionando desde os primeiros minutos. Aos seis minutos, o goleiro Marchesín teve de fazer uma boa defesa em uma cabeçada de Gustavo Gómez, após cobrança de escanteio.
Apesar da pressão do time paulista, o Grêmio se comportou bem defensivamente, com destaque para o trabalho de Marchesín, que fez diversas defesas importantes. A única finalização da equipe gremista no primeiro tempo aconteceu em um bom lance de Villasanti, que tabelou com Aravena e chutou para a defesa de Murilo, que bloqueou a tentativa.
O domínio do Palmeiras e a pressão até o gol
O Palmeiras dominou as ações da partida no primeiro tempo, com 13 finalizações contra apenas uma do Grêmio. Mauricio, do time paulista, teve um gol anulado por impedimento e perdeu outra chance clara ao final do primeiro tempo, quando seu chute foi desviado por Ely e marchou para a boa defesa de Marchesín.
No segundo tempo, a pressão palmeirense seguiu intensa, principalmente com chutes de fora da área. O Grêmio teve sua chance aos 60 minutos, em um contra-ataque rápido envolvendo Soteldo, Edenilson, Braithwaite e Aravena. Porém, Soteldo e Edenilson desperdiçaram a oportunidade de abrir o placar.
Renato fez mudanças na tentativa de dar mais fôlego ao time, substituindo Soteldo e Edenilson por Nathan Fernandes e Pepê. Mas o Palmeiras teve duas grandes oportunidades em escanteios, com Raphael Veiga e Gustavo Gómez perdendo chances claras de marcar.
O gol de Estêvão e a derrota
Aos 23 minutos, Estêvão, um dos destaques do Palmeiras, quase abriu o placar em um lance de muito perigo, mas Marchesín se esticou para fazer uma grande defesa. Após novo escanteio, o jovem atacante voltou a tentar, acertando a trave. Mas, após tanto pressionar, o time paulista finalmente marcou.
Dudu driblou João Pedro e chutou, mas Marchesín espalmou para o lado. A bola sobrou para Estêvão, que não desperdiçou a chance e fez o gol que deu a vitória ao Palmeiras aos 27 minutos do segundo tempo.
Em desvantagem, o Grêmio tentou pressionar, com Renato realizando mais trocas, incluindo as entradas de Monsalve, Cristaldo e Diego Costa. No entanto, o Palmeiras continuou criando boas chances, e Marchesín teve de salvar outras finalizações perigosas de Richard Rios e Estêvão.
Próximos passos
O Grêmio sai derrotado, mas a grande preocupação agora é o cenário na tabela, que pode ficar ainda mais tenso se seus rivais diretos pontuarem nas próximas rodadas. O Tricolor terá agora um tempo considerável até o próximo confronto, que acontecerá na quarta-feira, 20 de novembro, contra o Juventude, na Arena do Grêmio.
Brasileirão - 33ª rodada - 08/11/2024
Palmeiras 1 x 0 Grêmio
GOL: Estêvão (P) aos 27 minutos do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Murilo, Gustavo Gómez, Estêvão e Mayke (P); Jemerson, Villasanti e Monsalve (G).
ARBITRAGEM: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ). VAR: Rodolpho Toski Marques (PR).
PÚBLICO: 33.670
RENDA: R$ 2.654.209,69
LOCAL: Arena Palmeiras, em São Paulo
Próximo jogo
Quarta-feira, 20/11 - 19h
Grêmio x Juventude
Arena do Grêmio — Brasileirão
COMENTÁRIOS