Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 14/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

VÍDEO | Potencial do carvão gaúcho é apresentado a empresas indianas

Segundo Joel Maraschin e o vice-governador Gabriel Souza, indianos demonstraram alto interesse no carvão mineral, já que boa parte do que consomem atualmente é importado da Austrália

Joel Vargas / GVG
VÍDEO | Potencial do carvão gaúcho é apresentado a empresas indianas Reunião com empresários do setor de energia
Publicidade

Em missão à Índia, em Mumbai e Nova Delhi, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, apresentaram a empresas do setor de energia as potencialidades das jazidas carboníferas do Rio Grande do Sul. Segundo Maraschin, foram os indianos que demonstraram alto interesse em carvão mineral, já que boa parte do que consomem é importado da Austrália.

Publicidade

Com crescimento de 8% ao ano e uma grande revolução de consumo entre as classes sociais, o país que tem 1,6 bilhão de habitantes, precisa cada vez mais de energia, e dentro da sua matriz energética, o carvão é uma alternativa segura para eles.

“Vamos levar esse assunto para o Governo do Estado e promover reuniões bilaterais entre os interessados e fornecedores, para as análises de viabilidades técnicas e logísticas, que possam tornar concreta essa importante parceria entre os dois países”, disse Maraschin em suas redes sociais.

Maraschin também gravou um vídeo com o vice-governador Gabriel Souza dando mais informações do trabalho que será iniciado para tentar tornar viável e concretizar esse mercado. Assista:



Potenciais econômicos do RS são apresentados a empresários e investidores indianos

Após visitar três grandes empresas em Mumbai, a delegação gaúcha, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, seguiu a missão na Índia com uma participação no Invest RS, seminário promovido na terça-feira (5/11) pelo World Trade Center Mumbai – plataforma de comércio internacional. O evento foi uma oportunidade para tratar das propostas de investimentos no Rio Grande do Sul com o mercado indiano e firmar parcerias.

Durante a apresentação, Gabriel falou sobre as principais características econômicas e geográficas do Estado e detalhou as possibilidades de negócios nos setores do agronegócio, indústria e tecnologia. O turismo também foi tema da palestra, com destaque para Gramado e Canela, na Serra.

— Os participantes tiraram dúvidas e se interessaram em importar vinhos e espumantes gaúchos, entre outras tantas possibilidades. Foi uma boa oportunidade para divulgar o Rio Grande do Sul. Estamos de braços abertos para receber novos investimentos que possam ajudar a impulsionar nossa economia — destaca o vice-governador.

No encontro, a comitiva gaúcha participou de reuniões bilaterais a fim de iniciar relações que possam gerar resultados positivos para o Estado.

Acordo entre Brasil e Índia

Um dos destaques do evento foi a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Câmara de Comércio Indo-Brasileira e o World Trade Center Mumbai. O documento é uma forma de fomentar as relações comerciais e a cooperação entre Brasil e Índia, com a realização de investimentos e eventos em conjunto.

A primeira ação prevista após a assinatura do acordo será a degustação de vinhos gaúchos na Índia, organizada pela WTC Mumbai. A organização também planeja enviar uma delegação para a Expodireto Cotrijal 2025, em Não-Me-Toque. A próxima edição do evento terá o “Ano da Índia” como tema e já tem presença confirmada de uma delegação indiana no evento.

O cônsul-geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Lima Neto, destaca a relevância da visita do governo gaúcho ao país. 

— Mumbai é o centro econômico-financeiro do país, com uma forte área de ciência e tecnologia. Então a visita certamente irá gerar novos negócios — avalia.

Gabriel Souza se reúne com gigantes do agronegócio em Mumbai

Também na terça-feira, o vice-governador Gabriel Souza se reuniu com representantes de duas das maiores empresas agrícolas do mundo, a UPL e o Grupo Mahindra, em Mumbai, na Índia. A agenda incluiu também encontro com o JSW Group, que atua em diversos setores. As reuniões têm como objetivo promover parcerias e investimentos em setores estratégicos, destacando o potencial do Rio Grande do Sul.

A UPL, uma das líderes globais em soluções agrícolas, e o Grupo Mahindra, conhecido pela fabricação de máquinas agrícolas, têm presença significativa no Brasil. A Mahindra Brasil, subsidiária do grupo indiano, opera no Estado e anunciou, no início de 2024, um investimento de R$ 55 milhões para a implementação de uma nova unidade em Araricá, aumentando sua produção de tratores de 2,6 mil para 8 mil unidades por ano. 

Durante os encontros, Gabriel, acompanhado de representantes do governo estadual, da Câmara Brasil-Índia e de parlamentares, abordou as oportunidades de investimento no RS, no momento em que o Estado enfrenta o desafio da reconstrução após a tragédia meteorológica. O vice-governador ressaltou a importância de recursos extraordinários para a infraestrutura, com ênfase em adaptações climáticas. 

— Estamos aqui para apresentar as áreas com grande potencial de investimento, tanto para exportação quanto para atrair novas empresas ao Rio Grande do Sul. Buscamos também estabelecer parcerias para a execução de projetos voltados à recuperação e ao desenvolvimento do Estado — afirmou Gabriel durante encontro na sede da UPL.

O vice-governador também apresentou setores promissores para investimento, incluindo cadeia agropecuária, metalmecânica, máquinas e equipamentos, inclusive máquinas agrícolas. Tratou também de produtos relacionados à transição energética, hidrogênio verde (H2V) e infraestrutura para resiliência climática. 

Durante a visita, o presidente global para Assuntos Corporativos da UPL, Sagar Kaushik, enfatizou a importância da colaboração na produção de alimentos e destacou que 28% da receita global da empresa provém do Brasil, superando até mesmo a operação na Índia. 

JSW Group

Além da UPL e do Grupo Mahindra, o vice-governador também visitou o JSW Group, um conglomerado indiano que opera em diversas áreas – como aço, energia e infraestrutura. O grupo, avaliado em US$ 24 bilhões, tem contribuído para promover o crescimento econômico na Índia por meio de inovações sustentáveis e excelência em projetos de grande escala.

— Foi mais um dia de reuniões estratégicas para fortalecer as relações comerciais entre o Rio Grande do Sul e grandes atores do agronegócio global, promovendo um futuro promissor em termos de investimentos e desenvolvimento sustentável — avaliou Gabriel.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.