Inmet alerta para tempestades em toda a Região Sul entre quarta e quinta-feira
No RS, a Defesa Civil prevê rajadas de vento entre 50 e 90 km/hora e precipitação entre 60 e 90 milímetros, com descargas elétricas e granizo
O instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de “Perigo” de tempestades para toda a Região Sul do Brasil, entre as 21h desta quarta-feira (6/11) e o meio-dia de quinta-feira (7/11). O aviso prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
No Rio Grande do Sul, a Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/RS) e a Defesa Civil atualizaram a previsão da condição meteorológica para os dias 6 e 7 de novembro. Os acumulados de chuva poderão variar entre 60 a 90 mm sobre áreas do Sul, Campanha, Costa Doce, Nordeste, Serra, Litoral Norte, Vales e Região Metropolitana. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 60 mm.
Nesta quarta-feira, um sistema de baixa pressão no Paraguai seguirá favorecendo instabilidades em boa parte do território gaúcho. No Oeste, Campanha, Missões e em toda a metade norte do Estado, as pancadas de chuva devem ser de intensidade moderada, com possibilidade de chuvas fortes pontuais, acompanhadas de descargas elétricas e eventual queda de granizo. As rajadas de vento associadas às instabilidades podem atingir até 80 km/h de forma pontual. Os acumulados de chuva devem variar entre 30 e 50 mm/dia.
Já na quinta-feira (7/11), uma nova frente fria avançará sobre o Estado, trazendo chuva moderada a forte, descargas elétricas, possibilidade de granizo e temporais isolados em todas as regiões. As rajadas de vento devem ficar em torno de 50 a 80 km/h em todo o território gaúcho, com possibilidade de superar os 90 km/h nas áreas de maior instabilidade. Os acumulados de chuva variam entre 30 e 90 mm/dia, com destaque para as regiões do Sul, Campanha, Oeste, Costa Doce, Região Metropolitana, Vales, Serra e Litoral Norte.
Orientações
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e sua cidade.
COMENTÁRIOS