Delegado da Polícia Federal vai chefiar a Interpol
É a primeira vez que um brasileiro e representante de um país do Sul Global assume liderança da maior organização policial do mundo
Pela primeira vez na história, um brasileiro e representante de um país do Sul Global será o Secretário-Geral da Interpol, a maior organização policial do mundo. O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito para o cargo pela Assembleia-Geral da Interpol, em Glasgow (Escócia), e assumirá a função no próximo dia 7 de novembro, após o término do mandato do atual Secretário-Geral, Jürgen Stock, da Alemanha.
A eleição, que ocorreu no Comitê Executivo da Interpol em Lyon, na França, em junho de 2024, foi ratificada nesta terça-feira (5/11). Com a vitória, Urquiza se torna o primeiro profissional de um país em desenvolvimento a liderar a Interpol em seus 100 anos de existência. Essa conquista representa um marco histórico para o Brasil e reforça a presença do país na luta global contra o crime organizado.
A escolha de Urquiza foi aprovada pela maioria dos 196 países membros da Interpol e é vista como um reflexo da crescente prioridade que o Brasil atribui ao combate ao crime transnacional, com ênfase na cooperação internacional. Em comunicado, a Polícia Federal destacou que a eleição de Urquiza também é um reconhecimento do profissionalismo e competência da instituição no enfrentamento da criminalidade, além de sua relevante contribuição para o trabalho da Interpol.
A campanha vitoriosa foi resultado de uma colaboração estreita entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil.
Atualmente, Valdecy Urquiza ocupa o cargo de Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi Vice-Presidente da Interpol para as Américas de 2021 a 2024. Em sua carreira, Urquiza também exerceu funções de destaque, como Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da PF, Diretor-Assistente da Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes da Interpol, e líder de diversos departamentos na Polícia Federal, como o Escritório Central Nacional da Interpol e a Divisão de Cooperação Policial Internacional.
Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduação em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela PUC-SP, Urquiza também é ex-aluno da renomada Academia Nacional do FBI, nos Estados Unidos.
Com 43 anos, natural de São Luís (MA), Urquiza será o responsável por liderar a Interpol em sua missão de combater o crime transnacional e fortalecer a colaboração policial internacional, em um momento crucial para a segurança global.
COMENTÁRIOS