Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 14/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Delegado da Polícia Federal vai chefiar a Interpol

É a primeira vez que um brasileiro e representante de um país do Sul Global assume liderança da maior organização policial do mundo

Agência Gov / Divulgação
Delegado da Polícia Federal vai chefiar a Interpol Valdecy Urquiza
Publicidade

Pela primeira vez na história, um brasileiro e representante de um país do Sul Global será o Secretário-Geral da Interpol, a maior organização policial do mundo. O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito para o cargo pela Assembleia-Geral da Interpol, em Glasgow (Escócia), e assumirá a função no próximo dia 7 de novembro, após o término do mandato do atual Secretário-Geral, Jürgen Stock, da Alemanha.

Publicidade

A eleição, que ocorreu no Comitê Executivo da Interpol em Lyon, na França, em junho de 2024, foi ratificada nesta terça-feira (5/11). Com a vitória, Urquiza se torna o primeiro profissional de um país em desenvolvimento a liderar a Interpol em seus 100 anos de existência. Essa conquista representa um marco histórico para o Brasil e reforça a presença do país na luta global contra o crime organizado.

A escolha de Urquiza foi aprovada pela maioria dos 196 países membros da Interpol e é vista como um reflexo da crescente prioridade que o Brasil atribui ao combate ao crime transnacional, com ênfase na cooperação internacional. Em comunicado, a Polícia Federal destacou que a eleição de Urquiza também é um reconhecimento do profissionalismo e competência da instituição no enfrentamento da criminalidade, além de sua relevante contribuição para o trabalho da Interpol.

A campanha vitoriosa foi resultado de uma colaboração estreita entre a Polícia Federal, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil.

Atualmente, Valdecy Urquiza ocupa o cargo de Diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi Vice-Presidente da Interpol para as Américas de 2021 a 2024. Em sua carreira, Urquiza também exerceu funções de destaque, como Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da PF, Diretor-Assistente da Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes da Interpol, e líder de diversos departamentos na Polícia Federal, como o Escritório Central Nacional da Interpol e a Divisão de Cooperação Policial Internacional.

Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduação em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela PUC-SP, Urquiza também é ex-aluno da renomada Academia Nacional do FBI, nos Estados Unidos.

Com 43 anos, natural de São Luís (MA), Urquiza será o responsável por liderar a Interpol em sua missão de combater o crime transnacional e fortalecer a colaboração policial internacional, em um momento crucial para a segurança global.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.