Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 28/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pimenta nega corte de verbas para recuperação do Rio Grande do Sul

Polêmica surge após declarações sobre cancelamento de créditos extraordinários; ministro afirma que recursos estão garantidos

Reprodução
Pimenta nega corte de verbas para recuperação do Rio Grande do Sul Ministro Paulo Pimenta
Publicidade

O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, negou que haverá cortes nos recursos destinados à reconstrução do Rio Grande do Sul, após a polêmica gerada por declarações do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. Pimenta, que até 11 de setembro era responsável pela Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução, afirmou que Ceron garantiu que não há intenção de reduzir as verbas para o Estado.

Publicidade

A confusão surgiu após Ceron mencionar à agência Bloomberg que o governo federal poderia cancelar parte dos créditos extraordinários autorizados pelo Congresso, mas que não foram utilizados em 2024. Segundo Pimenta, a situação foi mal interpretada, causando reações, inclusive do governador Eduardo Leite.

— Ceron me garantiu que nunca falou em corte. Isso é uma barrigada — afirmou Pimenta, criticando as declarações de Leite.

Ceron explicou que o cancelamento envolve créditos extraordinários não utilizados, como os R$ 7 bilhões autorizados para a importação de arroz, que permanecem em aberto na contabilidade oficial, mas não serão usados. O secretário ainda sugeriu que Leite deveria se concentrar no plano de aplicação dos R$ 1 bilhão referentes ao não pagamento da dívida, que está parado por falta de destinação específica.

Pimenta também assegurou que os recursos prometidos pelo governo federal para o sistema de prevenção a cheias no Estado não serão afetados.

— O dinheiro da reconstrução ficará em um fundo blindado. Estão criando polêmica onde não existe — reforçou o ministro.

Além disso, Pimenta destacou que as obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no PAC Seleções, que contemplam diversos municípios, também não serão atingidas pelo cancelamento dos créditos.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.