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São Jerônimo, RS, 22/12/2024

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Contrato para obras do Porto de Arroio do Sal será assinado em outubro

Empreendimento tem investimento de R$ 1,3 bilhão e previsão de geração de mais de 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos

Secom / Divulgação
Contrato para obras do Porto de Arroio do Sal será assinado em outubro Ministros Silvio Costa Filho e Paulo Pimenta
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O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciaram a assinatura de contrato para execução do Porto Meridional de Arroio do Sal.

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— Hoje é um dia muito importante para o Rio Grande do Sul, especialmente para a região da Serra Gaúcha. Após vários anos, nós estamos concluindo os encaminhamentos para viabilizar uma mudança logística estratégica para o estado do Rio Grande do Sul: nosso terminal de uso privativo, o nosso terminal marítimo de Arroio do Sal, que vai mudar a realidade da economia do estado — considerou o ministro Paulo Pimenta.

A notícia foi dada em reunião com empresários do Rio Grande do Sul, juntamente com o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila. Também compareceram a deputada federal Denise Pessoa e o deputado estadual Pepe Vargas.

Segundo o governo federal, o Porto Meridional de Arroio do Sal é um empreendimento estratégico localizado na costa do Rio Grande do Sul. Com um investimento substancial, o projeto visa criar uma infraestrutura portuária moderna e eficiente, capaz de atender às demandas crescentes do comércio internacional. Além de facilitar o transporte de cargas, o porto também tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

— A notícia positiva é que a gente vai estar até o dia 20 agora de outubro anunciando no estado um investimento na ordem de mais de 1,3 bilhão de reais que vão gerar mais de 2 mil empregos diretos e quase 5 mil empregos indiretos. Isso vai mudar completamente a matriz econômica do estado do Rio Grande do Sul — declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Uma das principais vantagens destacadas pelo projeto é a criação de empregos. Durante sua fase de construção, o Porto Meridional de Arroio do Sal está previsto para disponibilizar mais de 2.000 oportunidades de trabalho. Esses empregos abrangem uma variedade de setores, desde mão-de-obra especializada em construção civil até funções administrativas e de suporte.

O porto de Arroio do Sal terá capacidade anual de movimentar cinco milhões de toneladas de carga sólida e a granel, 800 mil toneladas de cargas líquidas, 1,8 mil toneladas de cargas gerais e 300 contêineres.

As obras deverão durar 20 meses. A escavação para área portuária acontecerá em uma extensão de 2,5 quilômetros da beira-mar.

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