Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 24/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mesmo com melhora do ar, Região Carbonífera apresenta sol alaranjado pela fumaça

Fenômeno está diretamente associado à poluição e tem implicações à saúde. Para o observatório suíço IQ Air, condição é "insalubre para grupos de risco"

Carla Miller Trainini
Mesmo com melhora do ar, Região Carbonífera apresenta sol alaranjado pela fumaça Sol avermelhado na Região Carbonífera nesta terça-feira
Publicidade

O sol alaranjado chamou a atenção no céu da Região Carbonífera nesta terça-feira (24/09), durante os breves momentos em que não esteve nublado. Apesar de sua beleza, o fenômeno está diretamente ligado à poluição e pode impactar a saúde, conforme apontam meteorologistas.

Publicidade

Segundo os especialistas, essa condição ocorre devido à interação dos raios solares com a fumaça das queimadas florestais que afetam o país e chegam ao Rio Grande do Sul. O corredor de fumaça formado pelas queimadas em diferentes estados brasileiros, especialmente no Amazonas, Pará e Mato Grosso, percorreu milhares de quilômetros até alcançar o território gaúcho.

Qualidade do ar

De acordo com o observatório suíço IQ Air, em medição realizada às 15 horas, a qualidade do ar em Triunfo e na Região Carbonífera foi classificada como "insalubre para grupos de risco", com índice de 104 IQA, 28 pontos abaixo da projeção de segunda-feira.

Embora a qualidade do ar tenha melhorado em várias regiões do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (24), a redução nos níveis de material particulado fino na atmosfera é resultado da chuva intensa que atingiu o Estado desde a tarde de segunda-feira em diferentes municípios. Contudo, os níveis ainda permanecem na faixa de "insalubre para grupos sensíveis", sendo recomendável o uso de máscara para pessoas com doenças pulmonares ou cardiovasculares.

Classificação do Índice de Qualidade do Ar (AQI)

  • Bom (0-50): Qualidade do ar satisfatória, sem riscos significativos.
  • Moderado (51-100): Qualidade aceitável, com riscos para grupos sensíveis.
  • Insalubre para grupos sensíveis (101-150): Pessoas em grupos de risco podem sofrer efeitos na saúde.
  • Insalubre (151-200): Efeitos na saúde podem ocorrer, principalmente em grupos sensíveis.
  • Muito insalubre (201-300): Alerta de saúde com risco elevado para todos.
  • Perigoso (301+): Alerta de emergência, com graves riscos à saúde de todos.

A IQAir é uma empresa suíça que fornece ferramentas e informações para melhorar a qualidade do ar, promovendo ações coordenadas entre indivíduos, organizações e governos.

Recomendações

O Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria da Saúde (SES) divulgaram uma nota técnica com orientações para gestores e profissionais de saúde dos municípios sobre como lidar com a deterioração da qualidade do ar devido à fumaça das queimadas na Região Norte do país, que afetou o Rio Grande do Sul no início do mês.

Entre as medidas recomendadas estão:

  • Monitoramento da qualidade e umidade do ar;
  • Prorrogação do horário de funcionamento e abertura das unidades básicas de saúde (UBSs) nos finais de semana, conforme o perfil epidemiológico local;
  • Disponibilização de insumos, como vacinas e medicamentos, e estrutura para atender ao aumento de casos de problemas respiratórios;
  • Orientações à população sobre prevenção e promoção da saúde nos estabelecimentos de saúde.

Além disso, foi sugerida a organização dos serviços, incluindo a disponibilização de água potável para profissionais e usuários das UBSs, fornecimento de máscaras cirúrgicas para pessoas com sintomas respiratórios e imunocomprometidas, e disponibilização de álcool em gel 70% nos ambientes, assim como a realização de exames laboratoriais e de imagem conforme necessário.

Os municípios poderão acessar recursos do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (Piaps) para estruturar serviços e realizar ações, como contratação de profissionais, pagamento de horas extras, aluguel de equipamentos e compra de insumos.

Recomendações à população

  • Aumentar a ingestão de água para manter as vias respiratórias úmidas;
  • Evitar atividades ao ar livre, manter portas e janelas fechadas nos dias de pior qualidade do ar e evitar proximidade com focos de queimadas;
  • Para idosos, monitorar sinais de desidratação e avaliar a necessidade do uso de máscaras.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.