Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 24/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Aterro de Minas do Leão começa a receber 300 mil toneladas de resíduos da enchente

Para garantir a segurança na disposição desse material, a CRVR investiu R$ 1,5 milhão na preparação de uma nova área

Mateus Frizzo / Divulgação
Aterro de Minas do Leão começa a receber 300 mil toneladas de resíduos da enchente Local foi impermeabilizado e equipado com um sistema de drenagem de chorume, entre outras medidas, para evitar qualquer tipo de impacto ambiental
Publicidade

O aterro sanitário da CRVR em Minas do Leão iniciou a recepção de resíduos resultantes da enchente que afetou sete municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre. A estimativa é de que o volume total a ser tratado pela companhia chegue a 300 mil toneladas.

Publicidade

Para assegurar a disposição segura desse material, a empresa investiu R$ 1,5 milhão na criação de uma nova área de recebimento. O local foi impermeabilizado e equipado com um sistema de drenagem de chorume, além de outras medidas preventivas, a fim de minimizar impactos ambientais.

Devido à natureza contaminada e misturada dos resíduos, é essencial que a disposição seja feita com cautela. Misturar esses materiais nas mesmas células que tratam o lixo urbano de 78 municípios poderia comprometer projetos de valorização de resíduos em andamento no local, como a geração de energia elétrica a partir do biogás.

A CRVR também contratou um estudo de gravimetria para analisar a composição dos resíduos, visando identificar oportunidades de reaproveitamento e reintegração na cadeia produtiva em um futuro próximo.

— Nossa prioridade é resolver a situação com segurança. Depois, analisaremos as características e demandas do mercado para buscar as melhores alternativas para valorizar esses resíduos — afirma Leomyr Girondi, diretor-presidente da CRVR.

Solução Adequada para Passivo Ambiental

Em 18 de julho, o Ministério Público do Rio Grande do Sul pediu a suspensão do envio de resíduos das enchentes para o aterro temporário São Judas Tadeu, em Gravataí, devido a irregularidades operacionais. Como resultado, o aterro de Minas do Leão, o maior da região Sul, foi habilitado para receber esse material, oferecendo uma solução segura e adequada para o destino final desse passivo ambiental.

Com capacidade para receber diariamente 4,5 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), a unidade agora opera 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender a um aumento de mais de 50% na quantidade de lixo recebida. Além de Porto Alegre, os municípios de Guaíba, Santa Cruz do Sul, Estrela, Venâncio Aires, Montenegro e Pareci Novo também estão enviando os resíduos das cheias para Minas do Leão.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.