Publicidade

Balsa encalhada causa prejuízo milionário a agricultor em Triunfo

Impasse impede retirada de embarcação trazida pelas enchentes em maio

Reprodução
Balsa encalhada causa prejuízo milionário a agricultor em Triunfo Balsa de 77 metros foi traziada pela enchente
Publicidade

Uma balsa de 77 metros, conhecida como Hernave II, está encalhada no canal de irrigação da propriedade do agricultor Edson Saccon, na localidade de Passo Raso, em Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A embarcação foi arrastada pelas enchentes do rio Jacuí, em maio deste ano, e desde então bloqueia o sistema de irrigação utilizado na plantação de arroz da fazenda, que ocupa cerca de 400 hectares. As informações são do Correio do Povo.

Publicidade

Segundo Saccon, as tentativas de remover a embarcação falharam, agravando as perdas na lavoura. O agricultor estima um prejuízo inicial de R$ 10 milhões, devido à necessidade de desativar uma das bombas de irrigação. “Vieram rebocadores, tentaram puxar, mas a balsa ficou presa no canal. Agora, a cada dia que passa, o prejuízo aumenta”, lamenta Saccon, que destaca ainda que a enchente anterior já havia destruído metade da sua produção, resultando em uma perda adicional de R$ 4 milhões.

O empresário Daniel Feliciani, da Fênix Gestão de Passivos, que está auxiliando Saccon, planeja notificar os responsáveis pela balsa e por um estaleiro próximo, onde a embarcação estava ancorada antes de ser arrastada pela correnteza. “Daremos um prazo de quatro dias úteis para que comecem a remoção. Se não for atendido, o caso será levado à Justiça”, afirmou Feliciani, destacando que já tentou uma reunião com os envolvidos, sem sucesso.

Diversos órgãos foram acionados para resolver a questão, incluindo a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Prefeitura de Triunfo, a Marinha do Brasil, o Ibama e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A Fepam confirmou o recebimento da denúncia e afirmou que abrirá um processo para investigar o caso e notificar os responsáveis, caso irregularidades sejam identificadas. A Marinha e outros órgãos não se pronunciaram até o fechamento desta matéria.

O impasse sobre a retirada da balsa preocupa Saccon, já que a embarcação está relativamente escondida na mata que margeia o canal, e a remoção só será possível com apoio de outras embarcações devido à profundidade limitada do canal. Enquanto isso, a produção da fazenda segue comprometida, com o risco de novas perdas caso o problema persista.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pra você

Siga-nos

Selecione um idioma

Portugues Espanhol Frances English

Contraste

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

Categorias

Minha Conta

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.