Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 23/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Instabilidade atinge parte do RS nesta segunda-feira

Inmet emite alerta de tempestade para a metade sul do RS

Redes Sociais / Reprodução
Instabilidade atinge parte do RS nesta segunda-feira Inmet emitiu alerta laranja de tempestade para a metade sul do Rio Grande do Sul
Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na madrugada desta segunda-feira (23/09), um alerta laranja de tempestade para a metade sul do Rio Grande do Sul. O aviso é válido até o meio-dia de hoje e indica perigo de chuva forte, ventos intensos e queda de granizo, atingindo principalmente as regiões Sul, Campanha, Oeste e Fronteira com o Uruguai.

Publicidade

Durante a madrugada, pancadas de chuva e temporais pontuais, com descargas elétricas, marcaram o início de um dia de instabilidade nessas áreas. O destaque fica para as regiões Sul e Campanha, que podem registrar volumes de chuva de até 90 mm. Rajadas de vento entre 40 e 75 km/h também são esperadas. As temperaturas variam entre 24°C e 34°C. Nas demais áreas do estado, o tempo permanece firme, embora com céu nublado.

Para a Região Carbonífera, a previsão aponta para um dia e noite nublados, com risco de chuva, e com temperatura máxima chegando aos 28°C.

Alerta de tempestade

O Inmet destaca que o volume de chuva pode variar entre 50 e 100 mm/dia, com rajadas de vento alcançando até 100 km/h. O alerta é válido das primeiras horas da madrugada até o meio-dia de hoje (23/09). Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. As cidades mais afetadas incluem Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel, Caçapava do Sul, Bagé, Pelotas, Rio Grande e Arroio Grande.

A recomendação do Inmet é para que, em caso de ventos fortes, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para prevenir acidentes.

Onda de calor

Além do alerta de tempestade, o Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de calor, com um aviso amarelo do Inmet que indica temperaturas até 5°C acima da média. O alerta está em vigor desde o meio-dia de domingo (22/09) e segue até as 23h59min de terça-feira (24/09). A condição representa leve risco à saúde, especialmente nas regiões da Serra, Norte e Fronteira Oeste, abrangendo cidades como Caxias do Sul, Vacaria, Passo Fundo, Erechim, Ijuí, Santo Ângelo e São Borja.

Previsão para terça-feira

Na terça-feira (24/09), a frente fria permanece estacionária, trazendo chuvas intensas e persistentes ao Oeste, Campanha e Sul, com volumes entre 60 e 110 mm/dia. Nas Missões e na Costa Doce, os acumulados variam entre 20 e 30 mm. As rajadas de vento podem atingir de 30 a 50 km/h, com picos acima de 60 km/h em áreas de instabilidade. As temperaturas mínimas devem ficar entre 14°C e 25°C, enquanto as máximas podem chegar a 34°C.

Na Região Carbonífera, o sol aparece entre muitas nuvens durante o dia, e a noite será marcada por céu nublado. As temperaturas variam entre 19°C e 29°C.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.