Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 20/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Com Programa de Redução de Filas, RS realiza 7,5 mil cirurgias eletivas

Entre fevereiro e junho deste ano, 544.388 procedimentos foram feitos em todo o Brasil

Elza Fiuza / Agência Brasil
Com Programa de Redução de Filas, RS realiza 7,5 mil cirurgias eletivas A região Sul se destacou, utilizando 195% dos recursos previstos
Publicidade



Publicidade

O Ministério da Saúde conseguiu avançar na redução das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) para exames, consultas e cirurgias eletivas. De fevereiro a junho deste ano, o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas (PNRF) realizou 544.388 procedimentos em todo o país. Só na região Sul foram 157.331, desse total, 7.560 são de cirurgias realizadas no Rio Grande do Sul. Além disso, em 2023, com o programa, as filas tiveram uma redução de 60%, com a realização de 648,7 mil cirurgias, ultrapassando a meta de 500 mil.

No mesmo período, a quantidade de cirurgias realizadas no PNRF atingiu 75% do planejado em âmbito nacional. A região Sul destacou-se ao superar o plano, realizando 255% das cirurgias previstas. Já as regiões Nordeste, Sudeste e Norte alcançaram 61%, 59% e 59%, respectivamente, enquanto o Centro-Oeste executou 42%.

Investimento

Em termos financeiros, a execução dos recursos federais para o PNRF alcançou 87% do total disponibilizado pelo Ministério da Saúde. A região Sul novamente se destacou, utilizando 195% dos recursos previstos, seguida pelo Nordeste e Sudeste, ambos com 74%, enquanto o Norte e Centro-Oeste apresentaram 49% e 46%, respectivamente.

Comparando os períodos de fevereiro a junho de 2024 com o mesmo intervalo de 2023, houve um crescimento de 21% no número de cirurgias eletivas realizadas no Brasil. Todas as regiões do país apresentaram aumento na quantidade realizada de procedimentos, com destaque para o Sul (25%), seguido pelo Sudeste (22%), Nordeste (21%), Centro-Oeste (15%) e Norte (11%).

— Esses resultados demonstram o esforço do Ministério da Saúde em reduzir as filas de espera e melhorar o acesso a procedimentos médicos essenciais em todo o país, refletindo um avanço significativo na retomada dos serviços de saúde pós-pandemia — diz o governo federal.

O programa

O PNRF foi instituído por meio da Portaria 90, de 3 de fevereiro de 2023, com a finalidade de ampliar a realização de cirurgias eletivas em todo o país, bem como reduzir a fila de exames e consultas especializadas. Inicialmente, a vigência do programa era até fevereiro de 2024, mas foi prorrogado até fevereiro de 2025.

— O PRNF possibilitou, a partir de 2023, a ampliação de cirurgias no país, e é considerado por nós um programa exitoso, pois tem ajudado brasileiras e brasileiros a retomar suas atividades laborais e de lazer, podendo ter momentos de qualidade com suas famílias. Esses cidadãos beneficiados estavam aguardando em filas que ganharam celeridade com o programa. Pudemos, também, conhecer mais sobre as filas para procedimentos e cirurgias eletivas no contexto de cada estado/região de saúde, e o que é feito para lidar com essa demanda — ressaltou Aristides Oliveira, diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde.

O PNRF é o componente cirúrgico do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), cuja proposta prevê a organização da oferta dos serviços de saúde de modo a facilitar e agilizar o acesso às consultas e exames necessários para diagnóstico de condições de saúde, iniciando com especialidades como a oftalmologia, ortopedia e oncologia. PMAE e PNRF se complementam para ampliar o acesso à Atenção Especializada.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.