Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

1º Encontro dos Descendentes do Grupo dos Oito acontece em Butiá

Evento reuniu sete pessoas que carregam o legado dos jovens que fundaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)

Jornal Butiá Notícias / Reprodução
1º Encontro dos Descendentes do Grupo dos Oito acontece em Butiá O evento reuniu sete pessoas que representam o legado dos jovens fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho
Publicidade

Na manhã desta quarta-feira (18/09), Butiá testemunhou um momento histórico com o 1º Encontro dos Descendentes do Grupo dos Oito, realizado no Parque de Exposições Assis Almeida. O evento reuniu pessoas que representam o legado dos jovens fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Durante a reunião, os participantes discutiram a importância da preservação das tradições e expressaram o desejo de expandir o grupo em futuros encontros, segundo niticiou o Jornal Butiá Notícias.

Publicidade

O Legado do Grupo dos Oito


O Grupo dos Oito foi fundamental para a criação do MTG, responsável pela promoção e preservação da cultura gaúcha. Entre os membros estava o famoso folclorista Paixão Côrtes, que, junto com outros sete jovens, fundou o primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG), o 35 CTG, em 1948, nas dependências do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. O nome do CTG homenageia o início da Revolução Farroupilha, em 1835.

Formado por estudantes do "Julinho", o grupo incluiu Antonio João de Sá Siqueira, Fernando Machado Vieira, João Machado Vieira, Cilço Campos, Ciro Dias da Costa, Orlando Jorge Degrazzia, Cyro Dutra Ferreira e João Carlos Paixão Côrtes. Além de estabelecer o 35 CTG, eles lançaram as bases para o fortalecimento das tradições gaúchas, que continuam a ser celebradas no estado.

Em agosto de 1947, esses jovens idealizaram a Ronda Crioula, celebrada entre 7 e 20 de setembro, e a retirada da centelha do Fogo Simbólico da Pátria, que se transforma na Chama Crioula, também foi uma contribuição do grupo.

Próximos Passos

Os descendentes presentes no encontro afirmaram que este é apenas o começo de uma série de eventos destinados a fortalecer os laços entre as famílias que preservam o legado do Grupo dos Oito. Há uma expectativa de que mais pessoas se unam ao movimento nos próximos encontros, assegurando que a história e a cultura gaúcha sejam transmitidas às futuras gerações.

Entre os participantes do encontro estavam Hélio Ferreira, filho de Ciro Dutra Ferreira; Márcia Dias da Costa, sobrinha de Ciro Dias da Costa; José Fernando Almeida, filho de Fernando Machado Vieira e sobrinho de João Machado Vieira, e Sérgio Vieira, também descendente de João Machado Vieira.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.