Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 18/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Fepam: Estação de Triunfo é a única que mede poluente da fumaça mais prejudicial à saúde

O material particulado fino, conhecido como MP2,5, pode atingir a corrente sanguínea. "É um poluente extremamente preocupante para a saúde", afirma pesquisadora.

Braskem / Divulgação
Fepam: Estação de Triunfo é a única que mede poluente da fumaça mais prejudicial à saúde Apenas a estação de Triunfo mede o MP2,5, um dos principais poluentes associados às queimadas
Publicidade

A presença da fumaça das queimadas que devastam o Brasil é evidente no Rio Grande do Sul. A percepção de que o ar está ruim para respirar é generalizada. No entanto, a real dimensão dos impactos dessa poluição na saúde da população ainda é difícil de mensurar. As informaçoes são do Sul21.

Publicidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), responsável pelo monitoramento da qualidade do ar no estado, possui apenas cinco estações de monitoramento em toda a região. Todas localizadas na área metropolitana, deixando o interior sem dados precisos. Dentre essas, apenas a estação de Triunfo mede o MP2,5, um dos principais poluentes associados às queimadas.

Os incêndios, principalmente concentrados nos estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso, além de Bolívia e Paraguai, emitem diferentes tipos de material particulado. O MP10, com partículas menores que 10 micrômetros, é monitorado nas estações de Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba e Triunfo. Porém, a medição do material particulado fino, o MP2,5, que é ainda mais prejudicial, é realizada exclusivamente na estação do polo petroquímico de Triunfo, administrada pela Braskem.

- Quanto menor o tamanho da partícula, mais ela penetra no organismo, podendo atingir a corrente sanguínea. Isso torna o monitoramento do MP2,5 essencial, pois quanto mais fino o poluente, maior o risco à saúde - explica Helen Sousa, pesquisadora do Instituto Energia e Meio Ambiente.  - O MP2,5 é um poluente extremamente preocupante para a saúde - complementa.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) já recomenda o monitoramento do MP2,5 desde 2018.

Helen destaca o exemplo de São Paulo, onde a maioria das estações de monitoramento utiliza a concentração do MP2,5 como referência. Em alguns casos, o MP10 pode estar classificado como “moderado” ou “ruim”, mas a qualidade do ar é considerada “muito ruim” devido aos altos níveis de MP2,5.

- Por isso, é fundamental termos acesso a essas informações, especialmente em situações de queimadas, onde a emissão de partículas finas é mais acentuada. A falta de dados específicos desse poluente nos deixa em desvantagem - analisa a pesquisadora.

Helen questiona o motivo das outras quatro estações de monitoramento do RS não registrarem o MP2,5 e sugere uma reavaliação dos objetivos dessas estações.

- Como podemos monitorar a exposição crônica da população? Sabemos que o ar está ruim agora, mas, ao monitorarmos o ano todo, perceberíamos que estamos longe dos padrões de qualidade da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ela defende a necessidade de análises contínuas da qualidade do ar, permitindo avaliações mais completas e a criação de relatórios anuais.

- Falta informação para discutir a qualidade do ar e entender o quanto estamos distantes das recomendações da OMS, que define o que é seguro para a população.

Boletiom da Fepam

De acordo com o boletim da Fepam de quinta-feira (12/09), os Índices da Qualidade do Ar (IQAr) nas estações de Esteio, Canoas, Gravataí e Guaíba foram classificados como "bom". Na estação de Triunfo, que mede o MP2,5, o índice foi considerado "moderado".

A qualidade do ar é considerada "boa" quando o índice fica abaixo de 40 IQAr. Entre 41 e 80, a classificação é "moderada", e de 81 a 120, o ar passa a ser considerado "ruim".


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.