Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 18/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Novo reitor da Ulbra RS assume com foco na excelência acadêmica

Adriano Chiarani tem trajetória de mais de duas décadas na Instituição

Marcelo Miranda / GES
Novo reitor da Ulbra RS assume com foco na excelência acadêmica De aluno Ulbra a reitor: Adriano Chiarani
Publicidade

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no Rio Grande do Sul tem um novo reitor. O doutorando e mestre em Educação Adriano Chiarani da Silva, 46 anos, assume o cargo, sucedendo o doutor Thomas Heimann, que retorna à docência após sua gestão. Com uma trajetória de mais de duas décadas na instituição, Chiarani promete focar no relacionamento com alunos, docentes e sociedade.

Publicidade

Chiarani assume a Reitoria com o compromisso de manter a excelência acadêmica e continuar a transformação da Ulbra RS, equilibrando inovação, aprendizados e relacionamentos. A nova gestão promete ser marcada por uma visão integrada e uma forte ligação com a comunidade.
— Superamos um processo de reestruturação e trabalharemos para crescermos em quantidade de alunos e qualidade em nosso serviço educacional — afirmou Chiarani.

De aluno a reitor da Ulbra RS

Natural de Caçador (SC), Chiarani realizou toda a sua formação educacional e profissional na Ulbra. Primeiro como aluno de Teologia, graduando-se em 2000, e depois na pós-graduação, quando recebeu o título de Mestre em Educação. No próximo mês de outubro, defende sua tese de doutorado em Educação, também na Ulbra.

Ao longo dos anos, ocupou posições de destaque na Instituição, incluindo capelão, diretor e reitor em diversas unidades da Rede Ulbra de Educação. Sua experiência na gestão educacional culminou no cargo de superintendente de Infraestrutura e Serviços da Aelbra, a mantenedora da Ulbra, antes de assumir a Reitoria da Universidade no Rio Grande do Sul.
Chiarani, que é ultramaratonista de corrida de trilha e vice-campeão gaúcho da modalidade nos anos de 2022 e 2023, vê sua trajetória na Instituição como uma jornada de superação e desafios.

— Vejo este momento como o culminar da minha trajetória dentro da Instituição, desde os tempos de aluno até agora. É um grande desafio liderar uma das maiores universidades privadas do Brasil — ressaltou.

Liderança em tempos de crise

Um dos momentos mais marcantes da atuação de Chiarani na Ulbra foi sua liderança durante as enchentes que afetaram a comunidade local. Sob sua coordenação, a Instituição acolheu cerca de 8 mil pessoas desabrigadas, oferecendo abrigo, alimentação e suporte em saúde física, psicológica e espiritual.

— A Instituição cumpriu seu papel comunitário e confessional, oferecendo às pessoas a oportunidade de um recomeço após o desastre — relembrou o novo reitor.

O legado de Thomas Heimann

O ex-reitor Thomas Heimann, que comandou a Ulbra RS de 2020 a 2024, já previa o futuro de Chiarani como líder da universidade.

— Ele foi meu vice-reitor por muito tempo, e eu fico muito feliz com essa decisão. Adriano tem todo o mérito e a minha confiança. Ele reúne todas as competências para ser um brilhante reitor — afirmou.

Heimann destacou sua própria trajetória na instituição, onde ministrou aulas em diversos cursos e coordenou o programa de Teologia, sempre mantendo sua ligação com a sala de aula.

— Mesmo como reitor, nunca deixei de dar aulas. Acho que o grande papel de um reitor é zelar pela excelência acadêmica — enfatizou Heimann, que agora retorna à docência.

Ao refletir sobre sua gestão à frente da Ulbra RS, Heimann destacou o perfil colaborativo e democrático que marcou sua reitoria.

— Nosso trabalho foi pautado por escuta e colaboração. Sempre fomentamos o diálogo para que as pessoas pudessem se posicionar frente aos desafios — afirmou.

Ele também relembrou a transparência com que a universidade atuou em adversidades como o processo de recuperação judicial e a pandemia.

— Nós enfrentamos uma crise mundial poucos meses após assumir a reitoria, e em apenas três dias conseguimos adaptar a Ulbra ao modelo remoto, garantindo que nenhum aluno ficasse sem atendimento — destacou.

Para Heimann, o sucesso da Ulbra durante sua gestão foi resultado de decisões rápidas e, muitas vezes, difíceis.

— A universidade se tornou um case de sucesso nacional pela adaptabilidade, mas também precisamos tomar decisões duras para garantir a sustentabilidade econômica e financeira da instituição — explicou.

Ele ressaltou que a excelência acadêmica sempre esteve atrelada à viabilidade financeira.

Momento de grandes desafios

O diretor-presidente da Aelbra, Carlos Melke, exaltou o trabalho desempenhado por Heimann à frente da reitoria da Ulbra RS.

— Tivemos nesse período, que coincide com a nossa chegada ao comando da Instituição, há dois anos e meio, uma verdadeira mudança de patamar. Fomos avaliados com conceito 5 no processo de recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação. É a nota máxima de qualidade atribuída às Instituições de Ensino Superior pelo órgão regulador da educação no país. Isso nos deixa muito orgulhosos e satisfeitos. Com certeza, existe mérito do então reitor Thomas em todo este processo, ao lado de todos os nossos colaboradores. Por esse trabalho, e tantos outros nos quais o ex-reitor Thomas esteve à frente, ficamos muito gratos enquanto mantenedora — disse.

Ao novo reitor, Melke desejou todo o sucesso neste momento de grandes desafios:

— Foi uma escolha baseada na capacidade de gestão e transformação, para que nossa Instituição siga com o ensino de excelência que tem oferecido ao longo desses mais de 50 anos, agora em um novo pamatar e com novos desafios. Voltamos ao topo das principais Instituições de Ensino Superior do país, crescemos em número de alunos e vamos aprimorar ainda mais nossas entregas, qualificar cada vez mais o corpo docente e os nossos cursos, além de integrá-los com o que tem de mais moderno no mercado, para que, ao final de todo o processo, consigamos formar profissionais conectados com as novas tecnologias e os avanços que a nossa sociedade exige.

Apoio e dedicação

O trabalho de Thomas Heimann à frente da reitoria foi exaltado pelo superintendente de Ensino Superior da Aelbra, Fabiano Pereira Alves.

— Gostaria de expressar minha profunda gratidão por sua dedicação e apoio inestimável durante a jornada acadêmica. Sua liderança e compromisso com a excelência educacional criaram um ambiente que incentivou o crescimento da Ulbra — destacou Fabiano.

De acordo com o superintendente, "sua visão e empenho em promover um ambiente de aprendizado inspirador são admiráveis”.

— Tenho certeza de que seu trabalho continuará a impactar positivamente a vida de muitos estudantes — projetou. — Agradeço sinceramente por todas as oportunidades e pela orientação proporcionada durante minha trajetória na instituição. Levarei esses ensinamentos comigo para o futuro — concluiu Fabiano.

Ao novo reitor, a quem fez questão de chamar de professor Adriano, o superintendente desejou pleno sucesso:

— Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao novo reitor por assumir esta importante função com tanto comprometimento e dedicação. Sua liderança representa uma nova fase para nossa instituição, e estamos entusiasmados com as oportunidades e avanços que certamente virão sob sua gestão. A confiança em seu trabalho e visão nos motiva a colaborar para o crescimento e desenvolvimento de nossa comunidade acadêmica. Desejo-lhe muito sucesso nessa nova jornada e conte sempre com o meu apoio.

Ex-aluna e nova superintendente

Com a mudança na reitoria, a Superintendência de Infraestrutura e Serviços da Aelbra também passa por uma transição. A engenheira Quelin Marques Klipel da Rocha, que anteriormente ocupava a gerência da área, assume o cargo no lugar de Chiarani, garantindo continuidade nas iniciativas de infraestrutura da rede. Graduada em Engenharia Ambiental e com pós em Engenharia de Segurança do Trabalho, ambas cursadas na Ulbra, ela promete fortalecer ainda mais o compromisso com a excelência e inovação na gestão das instalações da Instituição.

A nova superintendente tem vasta experiência acumulada ao longo de seus 17 anos de atuação. Quelin traz uma visão estratégica focada na melhoria contínua, tanto no campo da infraestrutura quanto nos serviços que impactam diretamente o dia a dia dos alunos e colaboradores. Seu percurso na instituição reflete uma trajetória de crescimento e superação, em que cada desafio enfrentado foi uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.

Além de garantir a continuidade dos projetos em andamento, Quelin está determinada a implementar novas iniciativas que tornem a Ulbra “ainda mais competitiva e alinhada com as necessidades da educação moderna". Seu compromisso com a excelência se estende ao trabalho em equipe, um valor que destaca como fundamental para o sucesso de sua gestão.

— Iremos juntos superar cada desafio — afirmou Quelin, reforçando que seu foco não está apenas em realizar mudanças estruturais, mas também em criar um ambiente de inovação e cooperação com a equipe e para a comunidade acadêmica.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.