Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 17/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Monóxido de Carbono atinge níveis alarmantes no Brasil devido a incêndios

Gás presente na atmosfera ocorre pela queima de combustíveis fósseis e aumentou muito com a queima da vegetação pelos incêndios

Adam Platform / Reprodução
Monóxido de Carbono atinge níveis alarmantes no Brasil devido a incêndios O monóxido de carbono é um gás perigoso, incolor e inodoro, que pode ser fatal em ambientes fechados
Publicidade

Os níveis de monóxido de carbono (CO) na atmosfera dispararam em diversas partes do Brasil e países vizinhos, como Bolívia e Paraguai, por causa dos incêndios florestais que assolam a região. Dados do satélite europeu Sentinel-2, do Sistema Copernicus, mostram que o gás está presente em altas concentrações no Sul da Amazônia, em Rondônia, no Centro-Oeste, no Sul do Brasil e em São Paulo. Os níveis mais críticos foram registrados no Sul do Amazonas e em regiões da Bolívia e do Paraguai, segundo a MetSul Meteorologia.

Publicidade

O monóxido de carbono é um gás perigoso, incolor e inodoro, que pode ser fatal em ambientes fechados. Ele é gerado pela queima incompleta de combustíveis fósseis, como carvão e madeira, e se espalha pela atmosfera através dos ventos. Embora não afete diretamente a temperatura global como o metano ou o dióxido de carbono, o monóxido de carbono contribui para a formação de ozônio atmosférico e poluição urbana.

A fumaça proveniente dos incêndios contém uma mistura de partículas e produtos químicos, incluindo CO, dióxido de enxofre e material particulado (PM 2.5). A inalação desses poluentes pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, além de problemas respiratórios e cardíacos, especialmente em pessoas vulneráveis, como idosos, crianças e indivíduos com doenças pré-existentes.

A exposição prolongada a altos níveis de monóxido de carbono e partículas finas pode agravar condições de saúde, como asma e doenças cardíacas, e reduzir a capacidade do corpo de absorver oxigênio. Os sintomas geralmente desaparecem após a cessação da exposição, mas podem durar alguns dias.

Autoridades recomendam que a população evite esforços físicos em áreas afetadas pela fumaça e, quando possível, limite a exposição a esses poluentes.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.