Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 17/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sol vermelho chama atenção na Região Carbonífera

Céu encoberto e sol avermelhado são efeitos de pluma de fumaça que circula por boa parte do Brasil, trazendo riscos à saúde e ao meio ambiente

Portal de Notícias
Sol vermelho chama atenção na Região Carbonífera Amanhecer teve céu cinzento e sol avermelhado
Publicidade

Céu cinza, sol vermelho e cores opacas. Esse tem sido o cenário de amanheceres em São Jerônimo e na Região Carbonífera, no Rio Grande do Sul, devido à pluma de fumaça gerada por incêndios criminosos que afetam diversas regiões do Brasil e países vizinhos, como Bolívia e Paraguai. Nesta terça-feira (10/09), o tom avermelhado do sol voltou a chamar atenção, destacando o impacto visual desse fenômeno que já dura cerca de duas semanas.

Publicidade

A transformação das cores no horizonte – agora mais opacas e sem brilho – é causada pela pluma de fumaça que se formou a partir dos incêndios florestais. Essa densa nuvem de partículas se posiciona na atmosfera, a cerca de 1.500 metros de altura, funcionando como uma barreira que filtra a luz solar e altera sua tonalidade. O céu, que deveria ser claro em dias de sol, assume um aspecto cinzento, similar a um dia nublado, mesmo quando o clima é ensolarado.

Conforme especialistas, esse fenômeno ocorre porque a fumaça impede a passagem integral dos raios solares, provocando um efeito de espelhamento. A luz, ao atravessar a pluma, se espalha, refletindo em direção ao sol, que acaba apresentando uma coloração mais avermelhada, especialmente durante o nascer e o pôr do sol.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 1º de janeiro e 9 de setembro deste ano, o Brasil registrou 159.411 focos de incêndio — o maior número desde 2010, quando foram contabilizados 163.408 focos. Esse aumento expressivo contribui para a formação do corredor de fumaça que vem afetando não só o Rio Grande do Sul, mas também outras regiões do país.

Embora o efeito visual possa parecer interessante, a pluma de fumaça representa sérios riscos à saúde, sobretudo para pessoas com problemas respiratórios, como alerta o INPE. Além disso, a presença constante dessas partículas no ar tem um impacto profundo no meio ambiente, prejudicando a biodiversidade e acelerando as mudanças climáticas.

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 5.132 focos de incêndio, concentrando 75,9% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul, informa o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O aumento no número de focos se deu no bioma Cerrado, que ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos ontem (09/09) e hoje.

— A gente está numa situação muito difícil, até porque não sabe como serão os próximos meses — afirma Ane Alencar, diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e uma das maiores especialistas em fogo no país. — Não queremos que seja como foi o fim do ano passado, quando em outubro a situação piorou na Amazônia, principalmente em novembro e dezembro, e a chuva só começou em janeiro.

Nestes primeiros dias de setembro, os focos distribuídos pelo país superam o dobro do que foi observado em 2023. Em apenas dez dias são 37.492 focos registrados, enquanto que no mesmo período do ano anterior haviam sido 15.613. Para Ane Alencar, este ano o fogo foi potencializado por uma confluência de fatores que vão desde fenômenos como o segundo ano de El Niño, seguido de La Niña, passando pelo aquecimento global e a ação humana.

— Eu acho que no Brasil, normalmente, já tivemos secas muito fortes na Amazônia, em uma parte do Cerrado, na região central do país, mas pegando vários biomas ao mesmo tempo, eu acho que é uma das primeiras vezes. É quase uma tempestade perfeita, onde o clima é o motor para propagar o fogo que ocorre a partir das queimadas — diz.

Ignição

Para a pesquisadora, embora a seca seja capaz de causar impactos na economia e no equilíbrio ambiental, com isolamento de comunidades, dificuldades de transporte e mortandade de espécies, ela não é capaz de causar fogo e a proporção de seu impacto ganha maiores dimensões pela ação humana.

— Para que haja um fogo, tem que ter faísca, que é essa primeira fonte de ignição, e ela é iniciada pelo ser humano, por diversos motivos. Mas os principais, eu diria, porque a gente está falando de uma região muito grande, os principais são o uso do fogo para renovação de pastagem e o uso do fogo na prática de conversão do solo, na prática de desmatamento — afirma Ane.

Qualidade do ar

O cenário de incêndios em grande parte do país faz com que os episódios críticos de poluição do ar também sejam mais frequentes e as doenças causadas pela fumaça impactem, inclusive, o sistema de saúde do país. Recentemente, o Ministério da Saúde acionou a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) para atuar no auxílio aos estados e municípios em busca de minimizar os efeitos das queimadas na saúde humana.

— Há um impacto para as pessoas que perdem suas matérias-primas, aquela árvore frutífera, aquela madeira que está ali na floresta; há um impacto na caça das pessoas — diz a pesquisadora. — E também na agropecuária, uma área que não estava preparada para ser queimada, quando é queimada tem efeito na agricultura. Também o gado tem que sair daquele pasto queimado e ir para outro, que vai ser arrendado ou, às vezes, o gado até morre.

Conscientização

Embora em grande parte das áreas atingidas pelos incêndios o manejo do fogo esteja proibido, a pesquisadora considera que ainda é necessário melhorar a conscientização das pessoas.

— Do jeito que estamos vivendo essa crise, os contingentes governamentais, sejam eles da esfera federal, estaduais ou municipais, não serão suficientes para conter o que está ocorrendo, a não ser que haja o engajamento da sociedade — conclui.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.