Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 17/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Oposição entrega ao Senado novo pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

Ministro é relator na Corte de inquéritos sobre fake news, milícias digitais, além das diversas frentes de investigação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

Gustavo Moreno / SCO / STF
Oposição entrega ao Senado novo pedido de impeachment de Alexandre de Moraes Ministro Alexandre de Moraes
Publicidade

Parlamentares de oposição entregaram, nesta segunda-feira (9/09), ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Pacheco afirmou aos deputados e senadores que encaminhará o documento para análise técnica da Advocacia do Senado. Ele sugeriu que o pedido passe ainda pelo crivo da Mesa Diretora e dos líderes partidários da Casa. As informações são do portal de notícias G1.

Publicidade

O senador afirmou que “qualquer que seja” a decisão do Senado, essa será “fundamentada”. Alexandre de Moraes é relator na Corte de inquéritos sobre fake news e milícias digitais, além das diversas frentes de investigação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e também de uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

Os parlamentares oposicionistas alegam “abusos” do ministro e desrespeito ao devido processo legal nas decisões tomadas. A Constituição prevê como função exclusiva do Senado processar e julgar ministros do STF. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho de Jair Bolsonaro, argumentou que “há ocasiões flagrantes de cometimento de crime de responsabilidade” por Moraes.

A deputada Caroline de Toni (PL-SC), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), anunciou que ocorrerá nesta terça (10) a votação, no colegiado, de um projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. De acordo com ela, a proposta será uma resposta do parlamento aos “abusos de autoridade” do Judiciário.

— Não podemos nos calar diante de tantas afrontas à Constituição e uma das respostas para cessar esses abusos de autoridade está na CCJ desta semana onde amanhã será votada a anistia do dia 8 de janeiro — disse a deputada. — Bem como daremos prosseguimento a oito propostas: a PEC das decisões monocráticas, a PEC para sustar decisões que invadem competência do Legislativo, bem como outros dois projetos de lei para atualizar a Lei do Impeachment para dispor por mais elementos que configuram crime de responsabilidade. A resposta do Legislativo está vindo porque não aguentamos mais — complementou.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.