Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 16/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cooperativa em Charqueadas assina acordo de cooperação com ONG Fome de Tudo

Coafchar receberá apoio financeiro para retomada da produção olerícola, que sofreu grandes danos com as chuvas de maio

Marcelo Cotrim / Emater/RS-Ascar
Cooperativa em Charqueadas assina acordo de cooperação com ONG Fome de Tudo Acordo ajudará os produtores a voltar a produzir e garantir a geração de renda
Publicidade

A Cooperativa de Agricultores Familiares de Charqueadas (Coafchar) firmou um acordo de parceria com a ONG Fome de Tudo, uma organização brasileira sem fins lucrativos que colabora com o Programa Mundial de Alimentos (WFP) da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo do acordo é fornecer apoio financeiro para a reestruturação produtiva dos agricultores familiares após os danos causados pelas chuvas extremas no Rio Grande do Sul e retomar as atividades da cooperativa, que sofreu grandes prejuízos em sua produção olerícola em maio de 2024.

Publicidade

De acordo com Alisson Farias Scheffer, presidente da Coafchar, o acordo visa impulsionar os produtores cooperados que sofreram perdas totais ou parciais devido às enchentes de maio. Scheffer destaca que a parceria permitirá à cooperativa retomar seus contratos com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e iniciar as entregas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede municipal, que foram comprometidas devido à perda de produção durante as cheias.

- O acordo ajudará os produtores a voltar a produzir e garantir a geração de renda, pois muitos se encontram em situação financeira vulnerável devido ao ocorrido climático. Esperamos implantar os recursos o mais rápido possível e acreditamos que trará resultados positivos para o município e para os produtores. Atualmente, atendemos quinzenalmente o PAA com 250 cestas para famílias carentes, mas a demanda é maior. Com esse projeto, será possível aumentar gradativamente a oferta - afirma Scheffer.

Marcelo Cotrim, extensionista rural da Emater/RS-Ascar, explica que o contato da ONG Fome de Tudo com a Coafchar foi intermediado pela Emater/RS-Ascar.

- Eles nos procuraram para saber como poderiam auxiliar os agricultores familiares e nós indicamos a cooperativa em Charqueadas, que estava enfrentando dificuldades para atender o PAA devido à perda de produção. Reunimos todos os associados, apresentamos o projeto, e ele foi aprovado rapidamente. Acreditamos que até o final do ano as olerícolas estarão produzidas e prontas para entrega - avalia Cotrim.

Os recursos serão utilizados para a compra de dois kits: um para a recuperação do solo, que inclui sete toneladas e meia de adubo orgânico e uma tonelada de calcário, e outro para reinvestimento na infraestrutura produtiva, composto por oito bandejas de mudas de olerícolas, 130 metros de arame galvanizado, sombrite para cobertura e dez unidades de moirões de eucalipto.

- A Emater/RS-Ascar acompanha a cooperativa desde sua formação, por meio da Unidade de Cooperativismo de Porto Alegre e do Escritório Municipal de Charqueadas. Somos responsáveis pela montagem dos projetos técnicos para a aquisição dos insumos e materiais necessários para a produção, garantindo a aplicação e utilização dos recursos. Esperamos que este projeto inicial abra portas para novos recursos - informa Cotrim.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.