Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 14/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Confiança da indústria segue positiva com 4ª alta seguida, diz FGV

Indicadores de trabalho e renda permanecem positivos e contribuem com o otimismo

Arezzo / Divulgação
Confiança da indústria segue positiva com 4ª alta seguida, diz FGV Em agosto, a confiança aumentou em 11 dos 19 segmentos industriais analisados
Publicidade

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), manteve-se estável em 101,7 pontos em agosto, idêntico ao valor registrado em julho. No entanto, em médias móveis trimestrais, o índice avançou 1,2 ponto, marcando a quarta alta consecutiva, e chegou a 100,6 pontos. Essa estabilidade sinaliza perspectivas positivas para o setor até o final do ano, apesar de uma pausa no ciclo de alta.

Publicidade

Stéfano Pacini, economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre FGV), destaca que, embora o ciclo de alta tenha sido interrompido, o ambiente de negócios para o setor industrial continua otimista. "Os indicadores de trabalho e renda permanecem positivos, o que contribui para o otimismo entre os empresários. Contudo, é importante observar a possibilidade de uma pressão de custos futura", ressalta Pacini.

Em agosto, a confiança aumentou em 11 dos 19 segmentos industriais analisados. O Índice Situação Atual (ISA) teve uma pequena variação de -0,1 ponto, atingindo 103,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,1 ponto, chegando a 99,8 pontos. Este último índice alcançou seu maior patamar desde novembro de 2021.

Os indicadores mostram que, apesar da estabilidade geral, houve algumas variações significativas nos componentes do ISA. A demanda recuou 1,7 ponto para 103,8 pontos, após quatro altas consecutivas, e os estoques pioraram 0,5 ponto, totalizando 96,7 pontos. Em contraste, a situação atual dos negócios melhorou 1,8 ponto, alcançando 103,4 pontos, o melhor resultado desde julho de 2022.

Em relação às expectativas futuras, os indicadores que avaliam a tendência dos negócios nos próximos seis meses avançaram 1,5 ponto para 101,1 pontos, marcando a sexta alta consecutiva e um crescimento de 13,2 pontos desde agosto de 2023. No entanto, as expectativas para contratações e produção prevista recuaram 0,2 e 1,0 ponto, respectivamente, para 101,9 e 96,4 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI) apresentou estabilidade, variando -0,1 ponto percentual para 83,3%.

O cenário atual reflete uma relativa estabilidade nas avaliações da situação atual e das expectativas para os próximos meses, mantendo o otimismo no setor industrial e indicando uma tendência positiva para o final do ano.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.