Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 14/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Congresso promulga PEC que anistia partidos e reduz recursos para candidatos negros

Proposta cria perdão amplo para irregularidades eleitorais e diminui financiamento para campanha de candidaturas de pessoas negras

Roque de Sá / Agência Senado
Congresso promulga PEC que anistia partidos e reduz recursos para candidatos negros A PEC reduz de 50% para 30% a proporção de recursos dos fundos eleitoral e partidário destinada às candidaturas de pessoas negras
Publicidade

O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira (22/08) a chamada PEC da Anistia, que perdoa os partidos políticos de multas eleitorais. A medida elimina as sanções aplicadas às legendas que descumpriram a obrigação de repassar recursos mínimos para candidaturas negras, conforme determinado pelo número de candidatos pretos e pardos.

Publicidade

Com a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), as novas regras passam a vigorar já nas eleições municipais deste ano, sem necessidade de sanção presidencial. A sessão de promulgação foi esvaziada, com a ausência do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sendo presidida pelo vice-presidente do parlamento, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), que também é presidente do partido e candidato à presidência da Câmara.

A PEC reduz de 50% para 30% a proporção de recursos dos fundos eleitoral e partidário destinada às candidaturas de pessoas negras. Mesmo com a maioria dos candidatos sendo negros em 2022 (50,27%) e este ano (52,73%), a medida diminui o financiamento para essas candidaturas. Os partidos terão até 30 de agosto para distribuir o dinheiro do Fundo Eleitoral, já com a redução que afeta pretos e pardos. Embora a PEC anule penalidades anteriores, os recursos não aplicados corretamente para candidatos negros em eleições passadas deverão ser compensados a partir de 2026, com prazo de até quatro pleitos para a compensação.

Além de cancelar as multas devidas pela falta de financiamento de candidatos negros, a PEC estabelece um perdão abrangente para outras irregularidades em prestações de contas eleitorais. Também inclui um programa de refinanciamento de dívidas partidárias e permite o uso de recursos do Fundo Partidário para pagar multas eleitorais. A proposta oferece um "perdão" para condenações relacionadas à devolução de recursos públicos e multas aplicadas a partidos e suas fundações ou institutos por irregularidades em processos administrativos ou judiciais.

Segundo o texto, o perdão valerá para punições decididas há mais de cinco anos ou para casos em que o partido não tenha quitado a condenação dentro desse período. A PEC também impede a União, Estados e municípios de criarem impostos sobre partidos políticos, seus institutos e fundações.

“A imunidade tributária resultará no cancelamento das sanções, na extinção dos processos e no levantamento de inscrições em cadastros de dívida ou inadimplência, e aplica-se aos processos administrativos ou judiciais nos quais a decisão administrativa, a ação de execução, a inscrição em cadastros de dívida ativa ou a inadimplência tenha ocorrido em prazo superior a cinco anos”, explica a Consultoria do Senado.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.