Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 12/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Defensoria Pública atende população afetada pela enchente em São Jerônimo

Atendimentos serão realizados de 19 a 23 de agosto, no Clube do Comércio

Banco de Imagens
Defensoria Pública atende população afetada pela enchente em São Jerônimo O atendimento é para famílias com renda até R$ 2 mil
Publicidade

A Caravana de Direitos começa mais uma etapa de atendimentos pelo estado do Rio Grande do Sul. Na próxima semana, um dos municípios atendidos é São Jerônimo, na Região Carbonífera. A ação, promovida pela Defensoria Pública da União (DPU) e parceiros, leva assistência jurídica integral e gratuita às pessoas afetadas pela enchente.

Publicidade

Em São Jerônimo, o atendimento será realizado de 19 a 23 de agosto (segunda a sexta-feira), no Clube do Comércio. Confira datas e horários:

  • Segunda-feira (19/08) – das 10h às 17h
  • De terça a quinta-feira (20 a 22/08) – das 9h às 17h
  • Sexta-feira (23/08) – das 9h às 16h

Atualização de cadastros

O defensor público federal Sérgio Goulart, coordenador da ação, destaca a importância do trabalho da Caravana e aponta um dos principais desafios: a atualização dos cadastros.

— Detectamos muitas inconsistências nas informações [em diversos municípios]. Há casos de endereços duplicados, onde duas ruas são registradas para uma mesma residência, o que impede o sistema de atualizar corretamente o endereço. Além disso, encontramos situações frequentes em que duas famílias ou duas casas compartilham o mesmo endereço, o que resulta em uma receber o benefício enquanto a outra é prejudicada. Estamos atuando para solucionar essas questões. A Defesa Civil está presente e, no momento da identificação, já realizam a atualização do cadastro — disse.

Atendimentos e documentação

O atendimento é para famílias com renda até R$ 2 mil, valor de presunção de necessidade econômica para fim de assistência jurídica integral e gratuita, na forma do artigo 2º da Resolução CSDPU 133/2016. Para pessoas com renda familiar superior, a DPU sugere contratação de advogado particular ou buscar as assistências jurídicas universitárias.

Os atendimentos abrangem orientações sobre direitos, assistência jurídica e extrajurídica, além da continuidade dos processos após as missões. A DPU também irá auxiliar no acesso a benefícios como Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional pela Caixa Econômica Federal (CEF), Bolsa Família e Auxílio Gás.

Para receber atendimento, os interessados podem apresentar algum documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação pertinente ao caso.

Moradores de municípios não alcançados pelas missões presenciais podem buscar atendimento pelo aplicativo DPU Cidadão e pelo WhatsApp (61) 98352-0067.

Caravana de Direitos no RS

O programa começou em julho e vai contemplar 111 municípios gaúchos até 31 de outubro. Durante o primeiro mês, foram 25 missões e mais de 8 mil pessoas atendidas em todo o estado.

A iniciativa conta com a colaboração de diversos parceiros, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU) e Procuradoria Federal, Justiça Federal, Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Receita Federal, Ministério Público Federal, Registro Civil, Procuradoria Regional da República da 4ª Região (MPF/PRR4), Força Aérea Brasileira (FAB), Exército e Marinha, entre outros.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.