Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 08/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Termina nesta sexta prazo de inscrições para o Prouni do segundo semestre

Segundo o MEC, serão oferecidas 243.850 bolsas de estudos integrais e parciais em universidades privadas e, dessas, 13,4 mil são no Rio Grande do Sul

Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Termina nesta sexta prazo de inscrições para o Prouni do segundo semestre As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente
Publicidade

Termina nesta sexta-feira (26/07), o prazo de inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024. Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição.

Publicidade

No Rio Grande do Sul, o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo 13.495 bolsas para o programa. Dessas, 9.468 são integrais (100%) e 4.027 são parciais (50%), distribuídas em 212 cursos de 80 instituições gaúchas participantes do programa. A oferta de bolsas por município pode ser acessada na página do Prouni, em “Consulta de bolsas”.

O curso de graduação com o maior quantitativo de bolsas ofertadas no estado é Administração, com 821, sendo 557 integrais e 264 parciais. Depois dele, os dois cursos com as maiores ofertas são: Ciências Contábeis com 627 bolsas (377 integrais e 250 parciais), e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 557 bolsas (437 integrais e 120 parciais).

As inscrições são gratuitas, e a previsão é que os resultados da 1ª e 2ª chamadas sejam anunciados nos dias 31 de julho e 20 de agosto, respectivamente. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai do dia 9 ao dia 10 de setembro, e o resultado da lista de espera sairá em 13 de setembro.

“Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação”, informa o Ministério da Educação (MEC).

É também necessário que o candidato se enquadre nos critérios socioeconômicos – incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais – e esteja cadastrado no login único do governo federal, que pode ser feito no portal gov.br.

“No momento da inscrição, é preciso informar endereço de e-mail e número de telefone válidos, preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar, e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do candidato e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015”, explicou o MEC.

Segundo o ministério, a escolha pelos cursos e instituições pode ser feita por ordem de preferência. Informações mais detalhadas sobre oferta de bolsas (curso, turno, instituição e local de oferta) podem ser acessadas na página do Prouni.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.