Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 08/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Terra tem dia mais quente desde o começo dos registros

Planeta teve a temperatura média mais alta em um dia já registrada pela ciência, no domingo, em período de acelerado aquecimento global

Fernando Dias / Seapi
Terra tem dia mais quente desde o começo dos registros Conforme o sistema ERA5 de análise da temperatura global, a temperatura média em nosso planeta no domingo, 21 de julho, chegou a 17,09°C
Publicidade

Mais um recorde para a coleção de números sem precedentes no planeta desde o ano passado com aquecimento acelerado da Terra. De acordo com dados preliminares do ERA5 da União Europeia, o planeta teve no último domingo o dia mais quente da história dos registros meteorológicos. As informaões são da MetSul Meteorologia.

Publicidade

Conforme o sistema ERA5 de análise da temperatura global, a temperatura média em nosso planeta no domingo, 21 de julho, chegou a 17,09°C, valor alto sem precedentes em toda a série histórica de dados. O recorde de dias mais quente já registrado no planeta se dá em um período que se iniciou em meados do ano passado em que a temperatura do ar e dos oceanos bate sucessivas marcas elevadas sem precedentes no globo.

Junho de 2024 foi mais quente no planeta do que qualquer junho anterior no registro de dados e teve uma temperatura média do ar à superfície de 16,66°C, 0,67°C acima da média de junho de 1991-2020 e 0,14°C acima do máximo anterior estabelecido em junho de 2023, informou nesta segunda o Sistema Copernicus. Foi o décimo terceiro mês consecutivo de temperatura recorde no planeta. Embora incomum, uma série semelhante de registros mensais de temperatura global aconteceu anteriormente em 2015/2016, também durante um período de forte El Niño.

Junho registrou temperatura média global 1,50°C acima da média estimada de junho para 1850-1900, o período de referência pré-industrial, tornando-se o décimo segundo mês consecutivo a atingir ou ultrapassar o limite de 1,5°C. A temperatura média global dos últimos 12 meses (julho de 2023 a junho de 2024) é a mais alta já registrada, 0,76°C acima da média de 1991-2020 e 1,64°C acima da média pré-industrial de 1850-1900. A temperatura média da superfície do mar (TSM) em junho nas regiões 60°S–60°N (fora dos polos) foi de 20,85°C, o valor mais alto já registrado para o mês, no décimo quinto mês consecutivo de recorde das temperaturas oceânicas.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.