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São Jerônimo, RS, 08/09/2024

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Apagão cibernético afetou voos da Azul e aplicativo do Bradesco

Problema já foi corrigido, diz empresa de segurança cibernética

José Cruz / Agência Brasil
Apagão cibernético afetou voos da Azul e aplicativo do Bradesco No Aeroporto Internacional de Brasília, operado pela Inframerica, o impacto foi mínimo
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Agência Brasil

O apagão cibernético global causado nesta sexta-feira (19/07) pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike afetou algumas empresas brasileiras, especialmente do setor aeroportuário e bancário. Houve reclamações de usuários de aplicativos bancários fora do ar e de atrasos em voos, geralmente devido a dificuldades no sistema de check-in.

A companhia aérea Azul informou que, devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem ter atrasos pontuais. "A recomendação é que os clientes com voo marcado para hoje e que ainda não fizeram o check-in cheguem ao aeroporto mais cedo e se dirijam ao balcão de atendimento da companhia."

No Aeroporto Internacional de Brasília, operado pela Inframerica, o impacto foi mínimo, restrito aos voos da Azul. Até às 11 horas de hoje, cinco voos da empresa decolaram com atraso, e três ainda estavam pendentes. Todos da Azul. Diante da falha no sistema, o check-in passou a ser feito manualmente durante o período em que o sistema ficou inoperante. "Outras companhias não relataram impacto", informou a Inframerica.

No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, houve alguns problemas devido à intermitência no sistema de check-in. Com as empresas realizando o procedimento manualmente, não houve grandes impactos, segundo a Infraero, administradora do aeroporto.

A Força Aérea Brasileira não foi afetada pelo apagão cibernético. "O sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, incluindo todos os equipamentos e softwares utilizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, permaneceu operando normalmente durante o período. Não houve impacto nos serviços de navegação aérea providos, mantendo-se o elevado nível de segurança das operações", informou a FAB.

Aeroportos ao redor do mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e vários terminais espanhóis, enfrentaram problemas em seus sistemas e atrasos. American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam seus voos citando problemas de comunicação.

"A falha de um software de terceiros está afetando sistemas de computadores globalmente, incluindo na United. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, estamos mantendo todas as aeronaves em seus aeroportos de partida", disse a United em comunicado. "Os voos já em curso continuam até seus destinos."

A Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, também reportou problemas em seus sistemas de reserva.

No Reino Unido, sistemas de reserva utilizados por médicos ficaram fora do ar, segundo relatos de várias autoridades médicas, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, pediu desculpas por não conseguir transmitir ao vivo.

Bancos

Clientes do Bradesco foram surpreendidos por uma falha no aplicativo do banco, que pela manhã exibia uma mensagem informando que "em virtude de um apagão cibernético global, alguns canais digitais do Bradesco estão indisponíveis". O banco recomendou aos clientes que não desinstalem o aplicativo para não perderem a chave de segurança.

Em nota à imprensa, o Bradesco informou que equipes estão trabalhando para regularizar a situação o mais breve possível, e que seus terminais de autoatendimento funcionam normalmente.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a maioria das instituições financeiras brasileiras normalizou seus serviços ainda pela manhã. "As demais estão em estágio avançado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento rápido de seus serviços", acrescentou, ao informar que "alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras foram temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus CrowdStrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante".

O Banco Central informou que seus sistemas estão operando normalmente.

CrowdStrike

A CrowdStrike é uma empresa norte-americana de segurança cibernética. Ela divulgou uma nota na qual assume a responsabilidade pelo apagão cibernético que afetou diversas empresas e serviços em diversos países.

De acordo com o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, o problema já foi "identificado, isolado e uma correção foi implantada".

O incidente decorre de uma atualização de conteúdo para computadores com o sistema operacional Windows, da Microsoft, relacionados ao sensor Falcon. Em consequência, o computador trava e aparece a chamada "tela azul da morte", que indica que há problemas com o computador.

"A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados."

"Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada", informou por meio das redes sociais o CEO da CrowdStrike.

George Kurtz sugeriu a seus clientes que acessem o portal de suporte da empresa para obter as atualizações mais recentes. "Recomendamos, ainda, que as organizações garantam a comunicação com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike", acrescentou.

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